Procedimentos de avaliação da qualidade do brincar na prática da terapia ocupacional: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p95-102Palabras clave:
Terapia ocupacional, Protocolos, Criança, Jogos e brinquedosResumen
INTRODUÇÃO: Na literatura, constata-se a
escassez de estudos sobre o lúdico e o pouco uso de instrumentos de avaliação da qualidade do brincar utilizados por terapeutas ocupacionais na prática clínica. OBJETIVOS: Investigar como terapeutas ocupacionais têm realizado avaliações que procuram entender a qualidade do brincar das crianças. METODOLOGIA: Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado aplicados a 10 terapeutas ocupacionais que trabalhavam com crianças em diferentes serviços e propostas de intervenção na cidade de São Paulo. A análise dos dados foi realizada por estratégias qualitativas. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Através da análise qualitativa foram criados quatro núcleos temáticos. Observou-se que nenhuma entrevistada aplica avaliação
padronizada da qualidade do brincar em sua prática clínica. No entanto, todas as entrevistadas avaliam a qualidade do brincar da criança através da observação direta da atividade lúdica e entrevista não estruturada com os pais. A obtenção de dados da avaliação da qualidade do brincar é considerada signifi cativa para todas as terapeutas ocupacionais no processo de construção de planos de intervenção.