A contribuição do método Meir Schneider - Self-healing em um caso de osteoartrose de mãos

Autores/as

  • Ana Carolina Spaziante Turolla Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiana Luísa Reis Gebrael
  • Beatriz Ambrósio do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p83-92

Palabras clave:

Osteoartrite/terapia, Mão/fisiopatologia, Osteoartrite/diagnóstico, Traumatismos da mão/terapia, Massagem, Exercício, Terapia ocupacional, Estudos de caso, Método Meir Schneider-Self-healing.

Resumen

O objetivo deste estudo foi o de apresentar uma alternativa de tratamento para a osteoartrose de mão com a utilização do método Meir Schneider - Self Healing. Foi realizado um estudo de caso, no qual a participante selecionada tinha o diagnóstico osteoartrose de mãos bilateral. Foi realizada intervenção clínica de Terapia Ocupacional com a utilização dos exercícios e massagens propostos pelo método, em uma clínica particular de terapia ocupacional. Foram realizadas medidas de pré-testes e pós-testes para a verifi cação da melhora da dor da
paciente e da sua qualidade de vida. Os resultados indicam que o método pode ser uma alternativa de tratamento para esses casos, pois, apontaram melhora da dor, da capacidade funcional e da qualidade de vida da paciente. Conclui-se, no entanto, que por se tratar de um estudo de caso ainda são necessários mais estudos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Carolina Spaziante Turolla, Universidade Federal de São Carlos

    Departamento de Terapia Ocupacional. Área: Reabilitação da Mão.

    Terapeuta Ocupacional. Especialista em terapia da mão e reabilitação do Membro Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Terapeuta em formação do método Meir Schneider Self-Healing.

  • Tatiana Luísa Reis Gebrael

    Terapeuta Ocupacional. Especialista em desenvolvimento infantil pela UFMG. Mestre em Educação Especial pela UFSCAR. Terapeuta e instrutora do método Meir Schneider Self-Healing.

  • Beatriz Ambrósio do Nascimento

    Terapeuta Ocupacional. Mestre em Ciências Sociais pela PUC. Instrutora da School for Self-Healing, EUA. Ex-docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2015-04-24

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Spaziante Turolla, A. C., Gebrael, T. L. R., & Nascimento, B. A. do. (2015). A contribuição do método Meir Schneider - Self-healing em um caso de osteoartrose de mãos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 83-92. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p83-92