Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298Palavras-chave:
Educação continuada, Educação infantil, Inclusão educacional, Capacitação de professores, Terapia ocupacional, Transtornos do neurodesenvolvimento.Resumo
A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo.