O espaço do brincante na experiência do Projeto Casarão

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos
  • Denise Dias Barros Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Ana Paula Serrata Malfitano Sem registro de afiliação
  • Débora Galvani Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224307

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Participação comunitária, Relações familiares, Desenvolvimento infantil/classificação, Vulnerabilidade social, Qualidade de vida, Meio social, Projetos de pesquisa

Resumo

Este trabalho faz parte de um programa de intervenção de terapia ocupacional no campo social que vem sendo desenvolvido por docentes, profissionais e estudantes da USP e da UFSCar. Os dados aqui apresentados são parte de um projeto que se insere no campo da Pesquisa Participante e que vem realizando um estudo etnográfico como base de intervenção no campo da Terapia Ocupacional Social. A Associação de Construção por Mutirão do Casarão (Movimento de Luta por Moradia Urbana - Unidade do Brás, São Paulo) propôs ao Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia uma parceria em termos de produção de propostas de soluções para problemáticas que vêm percebendo em seu meio social. Dessa forma foi criado o Projeto Casarão - Centro de Cultura e Convivência da Celso Garcia, que busca formas de equacionar as necessidades de uma população em situação de risco e vulnerabilidade social. Uma de suas propostas tem como objetivo trabalhar com as crianças de dois a seis anos, através de oficinas de brinquedos e brincadeiras, além de atenção domiciliar, atendimento e prosseguimento individualizados. Este relato descreve o trabalho realizado na Oficina de Brinquedos e Brincadeiras e seus desdobramentos. Observamos que as atividades desenvolvidas visam contribuir constituindo lugares e ações comunitárias na área da infância e adolescência, promover a melhoria de qualidade de vida e abrir possibilidades de fortalecimento das redes sociais, nem sempre presentes no cotidiano das crianças brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

    Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora do Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia.

  • Denise Dias Barros, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Doutora em Sociologia pela USP e Coordenadora do Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia.

  • Ana Paula Serrata Malfitano, Sem registro de afiliação

    Terapeuta Ocupacional do Projeto Casarão e Bolsista do Programa PIBIC/CNPq/UFSCar 1999-2001.

  • Débora Galvani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e Terapeuta Ocupacional do Projeto Casarão.

Referências

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Publicado

2001-04-25

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lopes, R. E., Barros, D. D., Malfitano, A. P. S., & Galvani, D. (2001). O espaço do brincante na experiência do Projeto Casarão. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 12(1-3), 48-51. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224307