TENSÕES E TRADIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS DAS RAPARIGAS MOÇAMBICANAS

Autores/as

  • Luís Carlos Ferreira
  • Linconly Jesus Alencar Pereira

Palabras clave:

Alfabetização e Educação de Adultos, Analfabetismo, Ritos de iniciação, Raparigas moçambicanas

Resumen

O propósito do esse texto é analisar a relação entre a Alfabetização e Educação de Adultos de mulheres moçambicanas nas classes escolares com as influências e interferências das culturas africanas no processo educativo. Nessa perspectiva, estamos diante das tentativas de recuperação da história e memória das tradições africanas vivas, como o ritual de transição da rapariga para ser mulher; o ritual de preparação para o casamento prometido [forçado ou prematuro]; a celebração do casamento pela cerimônia do lobolo, enquanto uma prática autorizada pela família da noiva, entre outras manifestações que, somadas, representam parte da expressão da herança cultural com efeitos no analfabetismo feminino.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ferreira, L. C., & Pereira, L. J. A. (2021). TENSÕES E TRADIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS DAS RAPARIGAS MOÇAMBICANAS. Sankofa (São Paulo), 14(25), 52-74. https://www.periodicos.usp.br/sankofa/article/view/187406