A geometria barroca do destino

Autores/as

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892

Palabras clave:

Cinema, Literatura, Imagem e som, Narrador, Transposição

Resumen

Análise da leitura que o filme Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, faz do romance homônimo de Raduan Nassar (1975), com ênfase nas diferenças que se produzem na condução de um projeto marcado pela sintonia entre escritor e cineasta. No filme, há a forte presença da voz overdo narrador, que transpõe passagens do texto de Raduan. No romance, a palavra é soberana; no cinema, ela deve interagir com a mise-en-scène; imagem e som compõem uma nova dinâmica, que define a originalidade das escolhas do cineasta e sua concepção da tragédia familiar.

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Biografía del autor/a

  • Ismail Xavier, Universidade de São Paulo
    Professor livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado

2011-12-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A geometria barroca do destino. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 9-33. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892