Advertising and public on digital networks: an analytical proposal for mapping discursive struggles

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p32-44

Keywords:

Masculinity Studies, Communication Research, State of the Art

Abstract

The article discusses the challenges of advertising in its interaction with public on digital networks and proposes a methodology to map the discursive struggles that occurred in the interaction. It was assumed that there is a potent triad among the concepts of advertising, experience and audiences, and uses the theoretical framework of pragmatism to articulate such concepts. A case was analyzed between the brand of medicines Novalfem and the public of Facebook. The originality of the work consists in proposing the mapping of different rationale logics that emerges from the interaction.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Danilo Postinguel, FIAM-FAAM

    Doutor e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP); pesquisador do grupo JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-CNPq); especialista em marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no curso MBA em Marketing e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD). Professor do FIAM-FAAM - Centro Universitário nos cursos de Comunicação. Atuando com os seguintes temas: práticas de consumo, comunicação publicitária, marketing, representação midiática e estudos de gênero e das masculinidades.

References

ALCANTARA, João André da Silva. As (des)construções do macho nordestino em video-

clipes: um estudo das performances de Daniel Peixoto e Johnny Hooker. 2017. Dissertação

(Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

AMARAL, Muriel Emidio Pessoa do. Representação do corpo masculino: relações de

imagem, identidade e cultura sobre o corpo masculino no jornal Lampião da Esquina e

na revista Junior. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual

Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2013.

AYRES, Milton Roberto de Mello. A pornografia como ato de comunicação: construindo o

ethos masculino. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal

do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

BALDUZZI, Roberto. Representações do gênero masculino na propaganda de moda

direcionada à mulher: revista Vogue. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –

Universidade Paulista, São Paulo, 2014.

BOAVENTURA, Gustavo Freire. Corpos perfumados: os homens em anúncios da revista

Mens Health. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

CALDAS, Dario Giordano. O velho e o novo na moda masculina: o processo de difusão

da inovação no segmento clássico. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comuni-

cação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

CASALI, Caroline. Revistas: configuração do relacionamento entre homem e mulher como

estratégia de segmentação do público. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da

Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

COSTA, Adriana Modesto. O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura

do homem nos anúncios da revista. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e

Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

COSTA, Larissa Ortiz Tavares. Comunicação e valores do masculino: a construção da

identidade na relação entre corpo e moda. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação

e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

COSTA, Valmir José da. Repórter Eros: o sexo no jornalismo de revistas masculinas, femininas

e gays. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São

Paulo, São Paulo, 2001.

DOURADO, Iona Pizzi. O homem na publicidade sob o olhar da semiótica. 2016. Disser-

tação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de

São Paulo, São Paulo, 2016.

DOURADO, Wilson Pereira. O corpo como sintoma: o mal-estar do masculino contemporâ-

neo em mídia impressa. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

DRIGO, Maria Ogécia; PEREZ, Clotilde. Publicidade e deslocamentos de sentidos na

relação masculino/feminino. Intexto, Porto Alegre, n. 38, p. 98-116, 2017. Disponível em:

https://bit.ly/2leOfKW. Acesso em: 21 ago. 2020.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina et al. A temática das relações de gênero nos estudos de co-

municação. Logos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 162-185, 2003. Disponível em: https://bit.ly/

lHPQcf. Acesso em: 21 ago. 2020.

ESCOSTESGUY, Ana Carolina D.; MESSA, Márcia Rejane. Os estudos de gênero na pesquisa

em comunicação no Brasil. Contemporânea, Salvador, v. 4, n. 2, p. 65-82, 2006. Disponível

em: https://bit.ly/2lKy5ZJ. Acesso em: 21 ago. 2020.

FORMIGA, Ronaldo da Costa. Comunicação e erotismo: o masculino na era digital. 2003.

Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de

Janeiro, 2003.

FURTADO, Juliana de Assis. Porque eu sou é homem: a representação do masculino na

publicidade brasileira na década de 1970 e nos anos 2000. 2008. Dissertação (Mestrado

em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing,

São Paulo, 2008.

JAKUBASZKO, Daniela. A construção dos sentidos da masculinidade na telenovela

A Favorita: um diálogo entre as representações da masculinidade na telenovela e as

representações das manifestações discursivas do ambiente social brasileiro. 2010. Tese

(Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

JOHN, Valquíria Michela; COSTA, Felipe da. Estudos de recepção sob a ótica das masculin-

idades: uma lacuna nas pesquisas de comunicação brasileiras. Novos Olhares, São Paulo,

v. 3, n. 1, p. 61-71, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2lJJdWW. Acesso em: 13 out. 2019.

JOSÉ, Marcio de Paula. A fragmentação imagética do homem cosmopolita: diálogos sobre

moda e subversão na Rua Augusta – SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –

Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

JUSTINO, Agatha Arianne de Assis. Mídia e masculinidade: o programa de televisão Manhattan

Connection. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

KARDOUS, Paul. A impotência sexual masculina: um sintoma estruturado como linguagem.

Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica

de São Paulo, São Paulo, 2001.

LINO, Thatiana de Souza. Vida e morte de um projeto editorial: um estudo da represen-

tação do masculino na revista Alfa. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –

Universidade Paulista, São Paulo, 2015.

MACHADO, Felipe Viero Kolinski. Homens que se veem: masculinidades em Junior e em

Mens Health Portugal. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universi-

dade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

MEDEIROS, Ettore Stefani de. Textos verbo-visuais de homens que se relacionam afetivo-

sexualmente com homens: te(n)sões entre masculinidades no aplicativo GRINDR. 2018.

Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais,

Belo Horizonte, 2018.

MESQUITA, Letícia Nassar Matos. A construção de homens e mulheres na revista Nova:

um olhar sociossemiótico. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) –

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

NASCIMENTO, Fagner Deport Ferreira do. Entre aparências e contrastes: imaginário do

masculino nas animações Disney. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) –

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

NEVES, Mona Lisa Dourado. Identidade de gênero: a (re)significação dos papéis de

mulheres e homens na zona da mata de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado em

Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

NIGRO, Carmen. O assédio sexual como fenômeno cultural contemporâneo: análise com-

parativa das representações de homem e mulher em filmes, cartilhas e códigos de condu-

ta empresariais. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

NORONHA, Mateus Silva. Mercado em revista: a estratégia da Editora Abril para segmen-

tação do público masculino. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Fundação

Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

PONGIDOR, Marta Cristina Buschinelli. Representação e identidade masculina na pub-

licidade de cosméticos contemporânea: uma análise cultural de anúncios veiculados na

revista Men’s Health. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade Cásper

Líbero, São Paulo, 2017.

POSTINGUEL, Danilo. Homem homem, homem com H e homem-imagem: masculinidades

midiáticas nas culturas do consumo. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e

Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.

POSTINGUEL, Danilo. Masculinidades plurais, ativismos de marcas e ativismos de consumidores-fãs-fiscais. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) –

Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2019.

QUEIROZ, Mário Antônio Pinto de. O herói desmascarado: a imagem do masculino nos

editoriais da revista inglesa “Arena Homme Plus” entre 1995 e 2007. 2008. Dissertação

(Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

São Paulo, 2008.

QUEIROZ, Mário Antônio Pinto de. Homem e/ou mulher: as representações do masculino

e feminino em imagens de moda. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) –

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

RECKZIEGEL, José Luiz de Carvalho. O Rei está nu: visões publicitárias da masculinidade.

Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos

Sinos, São Leopoldo, 2004.

RODRIGUES, Carlos Augusto Alfeld. Os gostos de Superbonita e Contemporâneo do GNT

na formação de identidades do feminino e do masculino brasileiro. 2008. Dissertação

(Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

São Paulo, 2008.

ROSA, Otávio Chagas. A ficção do homem: um estudo sobre a recepção masculina de

telenovelas. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de

Santa Maria, Santa Maria, 2018.

SILVA, Ellis Regina Araújo da. Representações sociais e imagens em fotografias do corpo

masculino em revistas gays. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de

Brasília, Brasília, 2007.

SILVA, Marcia Veiga da. Masculino, o gênero do jornalismo: um estudo sobre os modos

de produção das notícias. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) –

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SIQUEIRA, Flailda Brito Garboggini. O homem no espelho da publicidade: reflexão e

refração da imagem masculina em comerciais de TV nos anos 90. 1999. Tese (Doutorado

em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

SOARES, Juliano Martins. Os amores masculinos: desiderium afetivo sexual de masculin-

idades na narrativa seriada de Looking (2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Comuni-

cação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

TINEN, Pedro de Araújo Nogueira. Espaços e masculinidades em Nagisa Oshima: Tabu e Furyo. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas,

Campinas, 2018.

VIANA, Fábio Caim. Singularidades contemporâneas do masculino na publicidade im-

pressa. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

Published

2021-07-06

How to Cite

Advertising and public on digital networks: an analytical proposal for mapping discursive struggles. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 32–44, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p32-44. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173945.. Acesso em: 25 may. 2024.