Crítica... Graciliano Ramos... Crítica...: seus romances, os críticos, suas críticas numa ciranda

Autores/as

  • Francisco Fabiano de Freitas Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Palabras clave:

Graciliano Ramos, crítica literária, romance de 30

Resumen

A fortuna crítica de Graciliano Ramos (1882-1953), tanto da época de lançamento de cada romance, nos anos 1930, quanto da segunda metade do século XX, é um conjunto complexo que denota as tensões da nova literatura brasileira após as experiências modernistas dos anos 1920, em especial o envolvimento da ficção com as questões sociais pela via do realismo crítico. O próprio autor de Memórias do Cárcere – às vezes crítico literário por convicção, noutras por circunstância financeira – produziu textos iluminadores dos textos sobre seus romances: um círculo onde se vislumbra o papel da crítica numa movimentada esquina temporal de nossa história literária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Francisco Fabiano de Freitas Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

    Francisco Fabiano de Freitas Mendes é professor do departamento de História da UERN desde 2006. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo-USP, defendeu em 2014 a tese: “Um país sem graça: Graciliano Ramos e interpretação de um Brasil moderno (1915-1953)”. Publicou artigos e capítulos sobre a relação história e literatura.

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Mendes, F. F. de F. (2018). Crítica... Graciliano Ramos... Crítica...: seus romances, os críticos, suas críticas numa ciranda. Teresa, 18, 181-197. https://www.periodicos.usp.br/teresa/article/view/127361