A natureza-morta eloquente de Agostinho José da Motta: belas-artes e literatura no Segundo Reinado
Mots-clés :
Agostinho José da Motta, Eckhout, Debret, viajantes, natureza-mortaRésumé
Uma acusação recorrente à arte brasileira do século XIX é que ela não se comprometeu com a especificidade da nação independente. A intenção deste texto é mostrar que os artistas participaram ativamente do processo de construção de uma cultura definida como brasileira. Também a pintura de natureza-morta partiu de modelos inspirados nas representações feitas pelos viajantes. Trata-se de mostrar, assim, não apenas as íntimas relações entre literatura e pintura no Oitocentos brasileiro, como também, e principalmente, o papel que as artes tiveram na fixação dos valores e símbolos associados à ideia de brasilidade durante o Império.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2013-12-23
Numéro
Rubrique
Dossiê: Poéticas do Romantismo
Licence
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Comment citer
Squeff, L. (2013). A natureza-morta eloquente de Agostinho José da Motta: belas-artes e literatura no Segundo Reinado. Teresa, 12-13, 483-495. https://www.periodicos.usp.br/teresa/article/view/99416