Planejamento e proposta de Unidade Didática para ensino de tradução: usos do dicionário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p315-343Palabras clave:
Didática da tradução, PACTE, competência tradutória, subcompetência instrumental, dicionáriosResumen
Esta proposta insere-se no ramo aplicado dos Estudos da Tradução e objetiva trazer à discussão a experiência de elaboração de uma Unidade Didática (UD) para ensino de tradução, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da subcompetência instrumental na utilização de dicionários. Com base em fundamentos teórico-metodológicos da Didática da Tradução (conforme proposta pelo Grupo PACTE, Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha) e também por estudiosos da Lexicografia Pedagógica (WELKER [2004], BEVILACQUA [2006] e KRIEGER [2006]), estipulou-se uma UD com a finalidade de alcançar uma série de objetivos pedagógicos sobre o tema em pauta, objetivos esses relacionados ao emprego produtivo de dicionários no que se refere à elaboração de traduções, mediante a programação de tarefas de tradução aplicáveis ao ensino de tradução em cursos de graduação.Descargas
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Publicado
2015-12-29
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Francis, Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, Maria Lúcia Vasconcellos
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Cómo citar
Francis, M., Durão, A. B. de A. B., & Vasconcellos, M. L. (2015). Planejamento e proposta de Unidade Didática para ensino de tradução: usos do dicionário. Tradterm, 26, 315-343. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p315-343