Elements of Dystopia in Ventania Brava, By Luiz Bras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i38.162557

Keywords:

Ventania Brava, Luiz Bras, dystopia

Abstract

In this text, we approach the narrative Ventania Brava, by Luiz Bras, set in 2090, seeking to identify and understand the configuration of dystopia in the narrated world, especially to what extent its structure prints the fears of contemporaneity, as critical and alert to society. The report highlights the actions of a government occupied by adolescent characters, underlining the attitudes, desires and expectations of this age group, which is gaining more and more visibility in social spaces, notably as an avid consumer of cultural goods. We initially reflected on the performance of the book market and the production of cultural goods for young people and adolescents, highlighting, in youth literature, aspects of dystopian narrative. Finally, we observe elements that, in the Luiz Bras’ work, configure dystopia and provide to their readers the reflection about reality and the consequent experience of participation as beings-in-the-world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliana Garcia de Mendonça Hanke, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/em andamento), na linha de pesquisa Campo Literário e Fomação do Leitor. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2018), em Campo Literário e Formação do Leitor. Dissertação dedicada à pesquisa do fenômeno crossover fiction em obras de Machado de Assis. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos temas a seguir: literatura infantil e juvenil, mercado editorial, crossover fiction e obras machadianas.

  • Alice Áurea Penteado Martha, Universidade Estadual de Maringá

    Doutorado em Letras Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, literatura brasileira, literatura e Monteiro Lobato. Coordenadora do Centro de Estudos de Literatura, leitura e escrita: história e ensino - CELLE, certificado pelo CNPq/UEM

References

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas: Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. Tradução de Sergio Miceli, Silvia de Almeida Prado, Sonia Miceli e Wilson Campos Vieira. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

CHAUÍ, Marilena. Notas sobre utopia. Ciência e Cultura, São Paulo, v.60, 2008. ISSN 2317-6660. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000500003. Acesso em: 30 set. 2018.

FARIAS, Cássia. Um estudo sobre o corpo na literatura juvenil distópica. In: Anais do VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF – Estudos de Literaturas. n. 1, p. 95-105, 2017. Disponível em: http://www.anaisdosappil.uff.br/index.php/VIIISAPPIL-Lit/article/view/696/490. Acesso em: 30 set. 2018.

HILÁRIO, Leomir Cardoso. Teoria crítica e literatura: distopia como ferramenta de análise radical da modernidade. Anu, Lit., Florianópolis, v.18, n.2, p. 201-215, 2013. ISSNe 2175-7917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/27842. Acesso em: 28 set. 2018.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. Tradução de Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 314-336.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Narrativas de língua portuguesa: temas de fronteira para crianças e jovens. In: Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Universidade de Évora, p. 1-22, 2010. ISBN: 978-972-99292-4-3. Disponível em: http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slt59/02.pdf. Acesso em: 28 set. 2018.

RABECCHI, Ana Lúcia Gomes da Silva. Utopias e distopias: conflitos paradigmáticos. Cadernos Cespuc, Belo Horizonte, n.19. 2010. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7823. Acesso em: 28 set. 2018.

VALENTE, Thiago Alves. Utopia, distopia e realidade: um novo verismo na literatura para jovens. Letras e Hoje, Porto Alegra, v. 45, n.3, p.70-74, jul./set. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/8123/5812. Acesso em: 28 set. 2018.

VALENTE, Thiago Alves. Brandão e Bernardo: narrativa, filosofia e ficção. In: Abralic. XIV Congresso Internacional – Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias, Belém, 2015. Disponível em: http://www.gustavobernardo.com/brandaobernardo.pdf. Acesso em: 30 de set. 2018.

WELLERSHOFF, Dieter. Literatura, mercado e indústria cultural. Tradução de Teresa Balté. Humboldt, Hamburgo, 1970, p.44-48.

Published

2020-12-23

How to Cite

HANKE, Juliana Garcia de Mendonça; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Elements of Dystopia in Ventania Brava, By Luiz Bras. Via Atlântica, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 195–220, 2020. DOI: 10.11606/va.i38.162557. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/162557.. Acesso em: 19 may. 2024.