Aos cacos: imagens da nação angolana em As Aventuras de Ngunga e Na Cidade Vazia, livro e filme

Autores

  • Fabiana Carelli Marquezini Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i13.50305

Palavras-chave:

cinema e literatura, literatura angolana, cinema africano de língua portuguesa

Resumo

Fundamentado, por um lado, na teoria narrativa e na análise do filme e, por outro, nas teorias pós-coloniais, este artigo visa a analisar, contrastivamente, dias narrativas angolanas: o romance As Aventuras de Ngunga (1972), de Pepetela, e o filme Cidade Vazia (2004), de Maria João Ganga, o qual estabelece, com o livro, complexas relações intertextuais, a ´partir da construção dos personagens Ngunga e Ndala, em sua relação com o espaço. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-06-21

Edição

Seção

Dossiê 13: De óculos e monóculos

Como Citar

MARQUEZINI, Fabiana Carelli. Aos cacos: imagens da nação angolana em As Aventuras de Ngunga e Na Cidade Vazia, livro e filme. Via Atlântica, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 181–193, 2008. DOI: 10.11606/va.v0i13.50305. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/50305.. Acesso em: 19 maio. 2024.