Balizamentos da crítica: diversidade e ativismo em plataformas audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.212383

Palavras-chave:

Crítica midiática, Plataformas audiovisuais, Filmes brasileiros, curadoria, mediação

Resumo

Este artigo visa debater a função e o papel da crítica midiática na organização de conteúdos presentes em plataformas ou agregadores audiovisuais. Parte-se do entendimento de que aspectos da crítica condicionam desde a produção e sua elaboração, articulando-se às demandas dos realizadores, e se consolidam na recepção e mediação com os públicos, construindo uma rede a partir de um complexo crítico encontrado na mediação midiática. Percebe-se, nessa produção, um circuito midiático das plataformas ou agregadores em três níveis: a) a crítica dos produtores; b) a mediação crítica da curadoria; e c) a recepção crítica do público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Siqueira Venanzoni, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor em Comunicação e Audiovisual no Centro Universitário FMU FIAM-FAAM (SP). Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP).

  • Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo

    Professora livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordenadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas e bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Autora, entre outros, de Sutileza e grosseria da exclusão nas mídias (São Paulo, Alameda/Fapesp, 2020).

Referências

BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. São Paulo: Sesc, 2020.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CASALOTTI, B.; VENANZONI, T. S. Avanços e precarização: o mundo do trabalho no audiovisual (2002-2022). In: ENCONTRO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL, 25., São Paulo, 2022. Anais […]. São Paulo: Socine, 2022.

COULDRY, N. Mediatization or mediation? Alternative understandings of the emergent space of digital storytelling. New Media & Society, Londres, v. 10, n. 3, p. 373-391, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/1461444808089414

IKEDA, M. As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Revista Eptic, São Cristóvão, v. 17, n. 3, p. 163-177, 2015. Disponível em: https://bit.ly/45Iwo03. Acesso em: 19 mar. 2023.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Video 2022 revela preferências dos brasileiros no consumo de conteúdos em vídeo. São Paulo, 18 mar. 2022. Disponível em: https://bit.ly/42gkB6n. Acesso em: 31 maio 2023.

PAGANOTTI, I.; SOARES, R. L. A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas. Revista Matrizes, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 131-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p131-153

POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01

RUBIM, A. A. C. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições. Revista Galáxia, São Paulo, n. 13, p. 101-113, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3MEIFKt. Acesso em: 31 maio 2023.

SCOTT, A. O. And Now Let’s Review… The New York Times, Nova York, 17 mar. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/17/movies/film-critic-ao-scott.html. Acesso em: 19 mar. 2023.

SILVA, G.; SOARES, R. L. Possibilidades políticas da crítica em perspectiva teórica. Revista Rumores, São Paulo, v. 13, n. 26, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.163281

SILVERSTONE, R. Complicity and collusion in the mediation of everyday life. New Literary History, Baltimore, v. 33, n. 4. p. 761-780, 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1353/nlh.2002.0045. Acesso em: 19 mar. 2023.

SOARES, R. L.; SILVA, G. Lugares da crítica na cultura midiática. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 13, n. 37, p. 7-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1140

SOARES, R. L.; VENANZONI, T. S. O mal-estar na representação: das lutas identitárias ao reconhecimento social. In: SOARES, R. L.; GOMES, M. R. (Orgs.). Narrativas midiáticas: crítica das representações e mediações. São Paulo: ECA/USP, 2020.

STYCER, M. Adeus, controle remoto: uma crônica do fim da TV como a conhecemos. Porto Alegre: Arquipélago, 2016.

STYCER, M. O papel da televisão nestes tempos críticos que o país está vivendo. Uol, 1 set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3N1lX0l. Acesso em: 19 mar. 2023.

VENANZONI, T. S. Diversidade social e políticas culturais: práticas discursivas e coletivas no audiovisual brasileiro contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Meios e Processos Visuais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

WILLIAMS, R. Televisão: Tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo, 2016.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Balizamentos da crítica: diversidade e ativismo em plataformas audiovisuais. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 99–120, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.212383. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212383.. Acesso em: 27 abr. 2024.