Percepção de moda no Instagram: uma análise dos perfis de Camila Coutinho e Garotas Estúpidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.213488

Palavras-chave:

Moda, Instagram, Camila Coutinho, Garotas Estúpidas

Resumo

Com as redes sociais, vê-se o fortalecimento da presença de influenciadores digitais e das novas formas de consumo de informação de moda por eles alavancadas. Este trabalho busca investigar o modo de percepção do público sobre a moda a partir da presença dessas figuras, e identificar indícios de sua influência no processo de construção de subjetividades. Para tanto, o trabalho analisa o conteúdo dos comentários no perfil do Instagram de Camila Coutinho, uma das principais influenciadoras digitais de moda do Brasil, e de sua página, Garotas Estúpidas, que tem origem no blog de moda criado por ela em 2006. Como resultado, vê-se que as influenciadoras digitais e seu personalismo nem sempre contribuem para que a discussão profunda sobre a moda como sistema reflexivo e modo de se posicionar no mundo se dissemine no meio digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raíssa Nascimento Silva Zogbi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

  • Juliana Doretto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte e no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre na mesma área pela Universidade de São Paulo. É autora de Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças (Alameda). É jornalista Amiga da Criança, título concedido pela Andi-Comunicação e Direitos, desde 2021, e pesquisadora cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). É diretora do Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil (Colo). Bolsista produtividade do CNPq. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARTHES, Roland. Inéditos. Imagem e Moda. v. 3.São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

CANCLINI, Néstor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Tradução Cristina Coimbra. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

ELMAN, Débora. Jornalismo e estilo de vida: o discurso da revista Vogue. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

HERSCOVITZ, Heloisa Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia.; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

HINERASKY, Daniela Aline. Sou bela, consumo e falo de mim: a invasão das ego-bloggers. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., Fortaleza, 2012. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Comunicare, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 46-61, jun. 2017.

KNOPP, Glauco da Costa. A influência da mídia e da indústria da beleza na cultura de corpolatria e na moral da aparência na sociedade contemporânea. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., Salvador, 2008. Anais... Salvador: Enecult, 2008.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

RECUERO, Raquel. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 22, dez. 2003.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Percepção de moda no Instagram: uma análise dos perfis de Camila Coutinho e Garotas Estúpidas. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 78–98, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.213488. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213488.. Acesso em: 27 abr. 2024.