Curiosidade em ruínas: discurso curatorial e imaginários populares dissidentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.217085

Palavras-chave:

Exposição, Museus, Decolonialidade

Resumo

Este artigo adota como ponto de partida algumas questões fundadoras do campo de estudos dedicado às histórias das exposições. Objetiva-se, a partir de tal repertório teórico-conceitual, refletir sobre dois processos que adquirem relevância diante do lugar privilegiado da cultura nas disputas narrativas contemporâneas: por um lado, propõe uma análise dos esforços institucionais e curatoriais de descolonização dos acervos e das narrativas contadas por meio da exposição de importantes coleções; por outro, reconhece a diversidade de regimes escópicos que marcam o contexto latino-americano contemporâneo, instaurando uma zona de indeterminação e constante negociação entre o projeto colonial e científico de museu e imaginários populares dissidentes.

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Biografia do Autor

  • Icaro Ferraz Vidal Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em "Crossways in European Humanities" pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield, doutor em História, História da Arte e Arqueologia pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (2017-2018). Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC/PUC-SP), do JUVENÁLIA - Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e do MediaLab.UFRJ.

  • Mauricio de Bragança, Universidade Federal Fluminense

    Professor associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Cinema e Video e na Pós-graduação em Cinema e Audiovisual.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Curiosidade em ruínas: discurso curatorial e imaginários populares dissidentes. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 182–200, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.217085. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217085.. Acesso em: 27 abr. 2024.