Plataformas coprodutoras de conteúdo infantil: governança e moderação no YouTube

Autores

  • Renata Oliveira Tomaz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.217922

Palavras-chave:

Moderação de conteúdo infantil, Diretrizes do YouTube, Pesquisa documental

Resumo

Este trabalho contém as etapas iniciais de um projeto mais amplo que investiga a relação entre comunicação, infância e governança das plataformas. A pesquisa tem como corpus a documentação da política de segurança infantil do YouTube. Por meio do método de análise documental, o estudo mostrou que tais diretrizes privilegiam as práticas de moderação de conteúdo em sua estratégia de governança, as quais podem ser negativas, restritivas ou afirmativas. Considerando que as políticas de uso não só moderam o conteúdo publicado, mas também modelam a produção a ser realizada, o trabalho permitiu a formulação da hipótese das plataformas como coprodutoras de conteúdo, nesse caso, infantil.

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Biografia do Autor

  • Renata Oliveira Tomaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda do PPGCOM da UFRJ na linha de Mídia e Mediações Socioculturais, onde concluiu o mestrado (2011) e a gradução em jornalismo (2004). E-mail: renatactomaz@gmail.com.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Plataformas coprodutoras de conteúdo infantil: governança e moderação no YouTube. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 158–181, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.217922. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217922.. Acesso em: 28 abr. 2024.