Os possíveis sentidos do pluralismo religioso: uma análise do programa Sagrado da Rede Globo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89647Palavras-chave:
Midiatização religiosa, pesquisa de recepção, pluralismo religioso, programa sagrado.Resumo
Este artigo deriva da pesquisa intitulada Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do programa Sagrado da Rede Globo, que analisou a repercussão do pluralismo religioso no contexto local. Através de entrevistas com especialistas das denominações religiosas exibidas no programa e com estudantes do curso de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o estudo de recepção apontou o que Martín-Barbero (2009) denomina “mercado amplo de ofertas comunicacionais” decorrrentes da midiatização religiosa. Os resultados do estudo indicam que o programa Sagrado cumpre importante papel na propagação das principais vertentes religiosas, mas o tempo de sua exibição é insuficiente para influenciar a formação identitária do público que o assiste e para uma discussão aprofundada em torno do pluralismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.