The colonization of culture: still about Rating Systems

Authors

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.132948

Keywords:

Media ranting, soap opera, live shows

Abstract

This paper is related to research works developed in the Obcom (Censorship, Communication and Freedom of Expression Observatory) with focus on the control of the cultural production flow by diverse normative strategies. Thus, one of our investigation target are the media rating applied to the exhibition of filmic or television products. We bring here some considerations weaved from polemic cases that have been present lately in the media, dealing with paradoxical situations, from which we may see restrictions practices, formal or informal, that operates as censorship.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

References

BRASIL. Ministério da Justiça. Notícias de Governo, Brasília, DF, 8 set. 2000. Disponível em: <https://goo.gl/CD4ybT>. Acesso em: 30 out. 2017.

______. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Manual da nova classificação indicativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2006a. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2017.

______. Portaria nº 1.100, de 14 de julho de 2006. Regulamenta o exercício da Classificação Indicativa de diversões públicas, especialmente obras audiovisuais destinadas a cinema, vídeo, dvd, jogos eletrônicos, jogos de interpretação (RPG) e congêneres. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2006b. Disponível em: <https://goo.gl/fQtwCQ>. Acesso em: 18 out. 2017.

______. Portaria MJ nº 1.220, de 11 de julho de 2007. Regulamenta as disposições da Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), da Lei no 10.359, de 27 de dezembro de 2001, e do Decreto nº 6.061, de 15 de março de 2007, relativas ao processo de classificação indicativa de obras audiovisuais destinadas à televisão e congêneres. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jul. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/sqxmrB>. Acesso em: 18 out. 2017.

______. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Guia prático: classificação indicativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/i5nF11>. Acesso em: 17 out. 2017.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

GOMES, M. R. Sobre supervisão e controle: um exercício em torno da classificação indicativa. Revista Matrizes, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 127-147, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/RtGtqT>. Acesso em: 11 out. 2017.

GRAGNANI, J. Gil e Caetano se juntam a Roberto contra biografias. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 out. de 2013. Ilustrada. Disponível em: <https://goo.gl/ aa6snD>. Acesso em: 11 out. 2017.

HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

JAMESON, F. As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1997.

______. Marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

______. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2006.

PADIGLIONE, C. Classificação indicativa e termos legais afastam vida real da ficção. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 22 set. 2013. Caderno 2, p. 1-6.

Published

2017-11-23

Issue

Section

Articles

How to Cite

The colonization of culture: still about Rating Systems. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 203–223, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.132948. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/132948.. Acesso em: 21 may. 2024.