Television and memory: “Vale a pena ver de novo?”, replays in pandemic times

Authors

  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Libardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joselaine Caroline Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Scalei Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174427

Keywords:

Soap-opera, Replay, Pandemic, Audience, Memory

Abstract

This paper aims at observing the soap-opera’s consumption practices by the audience in the social isolation context caused by the coronavirus pandemic. Starting from discussions inherent to the role of the fictional narratives for the memory, seeking to provide evidence on how it is updated upon replay session exhibits. The strategies adopted by the main Brazilian TV stations in order to adapt to the current situation were identified. Then, an online survey was deployed concerning questions on replay session exhibits, gathering 265 responses. The isolation context made it possible to realize that the soap-opera’s consumption has increased, and nostalgia was the main motivation for such level of response. Due to that input, new meanings were inaugurated by the audience, being structured by changes in attitude regarding specific themes that are approached in the narratives that were being revisited.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Nilda Jacks é professora titular no PPGCOM/UFRGS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Guilherme Libardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Guilherme Libardi é doutorando pelo PPGCOM/UFRGS.

  • Joselaine Caroline, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Joselaine Caroline é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.

  • Vanessa Scalei, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vanessa Scalei é jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.

References

CARLÓN, M. Sobre lo televisivo. Dispositivos, discursos y sujetos. Buenos Aires. La Crujía, 2004.

CHAUÍ, M. Os trabalhos da memória. In: BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FERNANDES, I. Memória da Telenovela brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1987.

Guia Ilustrado TV Globo: novelas e minisséries/ Projeto Memória Globo. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed., 2010.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LOPES, M. I. V. de. Memória e identidade na telenovela brasileira. In: Anais da Compós XXIII. Belém: UFPA, 2014. Disponível em: http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT12_ESTUDOS_DE_TELEVISAO/templatexxiiicompos_2278-1_2246.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

LOPES, M. I. V. de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. In: Comunicação & Educação, v. 26, jan./abr. 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.

Fontes sobre audiência e estratégias das emissoras

ANDRADE, V. Vai deixar saudade? Amor de Mãe sai do ar no melhor momento da novela no Ibope. Notícias da TV. 18 mar. 2020. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/audiencias/vai-deixar-saudade-amor-de-mae-sai-do-ar-no-melhor-momento-da-novela-no-ibope-34632. Acesso em: 18 ago. 2020.

BITTENCOURT, C. Primeira semana de gravação de 'Salve-se quem puder' e 'Amor de mãe' é positiva. Extra. 15 ago. 2020. Disponível em: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/telinha/primeira-semana-de-gravacao-de-salve-se-quem-puder-amor-de-mae-positiva-24586417.html. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRÊTAS, E. O futuro das plataformas de streaming e a experiência do Globoplay. In: Conecta+ Unisinos. 15 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fhz09mZTVk4&list=PL4P9VVumOg5HgY_1KNMEYQNyW0ixPHG64&index=2&t=0s. Acesso em: 15 jul. 2020.

FELTRIN, R. Streaming já é o 2º maior ibope do país e só perde para Globo. Uol. 8.jul.2020a. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2020/07/08/streaming-ja-e-o-2-maior-ibope-do-pais-e-so-perde-para-globo.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

FELTRIN, R. Viva é o canal pago mais visto do país e deixa GloboNews em 2º. Uol. 5.ago.2020b. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2020/08/05/viva-e-o-canal-pago-mais-visto-do-pais-e-deixa-globonews-em-2.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

G1. Globoplay vai incluir uma novela clássica a cada duas semanas na plataforma. 21 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/21/Globoplay-vai-incluir-uma-novela-classica-a-cada-duas-semanas-na-plataforma.ghtml. Acesso em: 15 ago. 2020.

MEMÓRIA GLOBO. Vale a pena ver de novo. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/exclusivo-memoria-globo/projetos-especiais/vale-a-pena-ver-de-novo/. Acesso em: 4 ago. 2020.

NA TELINHA. Amor de Mãe chega a 30 capítulos com o pior Ibope em três anos. 2 jan. 2020. Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/novelas/2020/01/02/amor-de-mae-chega-a-30-capitulos-com-o-pior-ibope-em-tres-anos-138955.php. Acesso em: 18 ago. 2020.

O GLOBO. TV Globo muda programação por causa do coronavírus. 16 mar. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/tv-globo-muda-programacao-por-causa-do-coronavirus-24309209. Acesso em: 5 jun. 2020.

PADIGLIONE, C. Atores serão confinados para fazer cenas de beijo, conta diretor de Amor de Mãe. TelePadi. 15 ago. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/08/atores-serao-confinados-para-fazer-cenas-de-beijo-conta-diretor-de-amor-de-mae.shtml. Acesso em: 16 ago. 2020.

PAGNO, M. Marcelo Serrado diz que Crô “não é um palhaço sem alma”, mas entende críticas: “Hoje, o autor escreveria de outra forma”. GaúchaZH. 22 jun. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2020/06/marcelo-serrado-diz-que-cro-nao-e-um-palhaco-sem-alma-mas-entende-criticas-hoje-o-autor-escreveria-de-outra-forma-ckbqis6t8004w0162kvik40b5.html. Acesso em: 24 ago. 2020.

STYCER, M. Globo cresce no Ibope em 2020 e ganha público entre crianças e adolescentes. Uol. 11 ago. 2020. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/mauricio-stycer/2020/08/11/com-reprises-globo-cresce-e-ganha-publico-entre-criancas-e-adolescentes.htm . Acesso em: 11 ago. 2020.

TELEDRAMATURGIA. Vale a pena ver de novo. Disponível em: http://teledramaturgia.com.br/reprises-2/vale-a-pena-ver-de-novo/. Acesso em: 7 ago. 2020.

VAQUER, G. Globo começará a disponibilizar novelas antigas no Globoplay até o fim do ano. Observatório da TV. Disponível em: https://observatoriodatv.uol.com.br/noticias/globo-comecara-a-disponibilizar-novelas-antigas-no-globoplay-ate-o-fim-do-ano. Acesso em: 25 ago. 2020.

VOGEL, M. A TV em tempos de Covid-19: impactos e mudanças no comportamento da sociedade. 3 abr. 2020. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/a-tv-em-tempos-de-covid-19-impactos-e-mudancas-no-comportamento-da-sociedade/ Acesso em: 16 jun. 2020.

Published

2020-12-21

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Television and memory: “Vale a pena ver de novo?”, replays in pandemic times. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 46–76, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174427. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/174427.. Acesso em: 20 may. 2024.