O artefato impresso na Época Moderna: forma e materialidade dos produtos da prensa manual preservados no acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
DOI :
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e19Mots-clés :
História do livro, Época Moderna, Cultura material, Bibliografia material, Acervos de obras raras, Biblioteca Central da Universidade de BrasíliaRésumé
Neste artigo, articulam-se simultaneamente dois eixos investigativos com o propósito de apresentar o ganho analítico que o estudo da materialidade de impressos da Época Moderna, de sua produção gráfica coletiva e de seus processos de edição, bem como dos modos de organização textual e visual da informação registrada em papel ao longo do tempo
trazem para a pesquisa histórica. Em um primeiro eixo, tem-se por objetivo familiarizar leitores e leitoras com aspectos mais gerais relacionados à produção de impressos no período. Uma vez que os produtos da prensa manual frequentemente apresentam uma configuração e exibem marcas particulares originadas em momentos distintos, o segundo eixo investigativo deste artigo dedica-se à análise gráfica e material de exemplares paradigmáticos, majoritariamente pertencentes à coleção de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e impressos no continente europeu entre os séculos XVI e XVII. Ao analisá-los, defende-se a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna refletem padrões culturais, ao mesmo tempo que resultam de limites impostos pela técnica e por decisões de ordem econômica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
FONTE MANUSCRITA
Erkanntnisbuch, Ratsbücher B 4, Basel: 1531, Staatsarchiv Basel-Stadt. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2021.
FONTES IMPRESSAS
A goldlie forme of hovseholde government… Gathered by R. C. At London. Printed by Felix Kingston, for Thomas Man, 1598.
A goldlie forme of hovseholde government… Gathered by R. C. At London. Printed by Felix Kingston, for Thomas Man, 1600.
A goldlie forme of hovseholde government… Gathered by R. C. At London. Printed by Thomas Creede, for Thomas Man, 1603.
Bibliotheca Colbertina: seu Catalogus librorum bibliothecae… Pars secunda. Parisiis: Apud Gabrielem Martin; Fransciscum Montalant, 1728.
Commentariorvm lingvae latinae tomvs secvndvs. Lvgdvni: Seb. Gryphivm, 1538.
Dialogos de Dom Frey Amador Arraiz… Coimbra: Diogo Gomez Lovreyro, 1604.
Divi Clementis Recognitionvm Libri X… Basileae: Johann Bebel, 1526.
Galeni Pergameni Svummi Semper Viri… Basileae: Cratander, 1538.
GESSNER, Christian Friedrich. Der in der Buchdruckerei wohlunterrichtete Lehr-Junge… Leipzig: Geßner, 1743.
Hippocratis coi medicorvm omnivm… Basileae: Cratander, 1526.
Lexicon iuris sev epitome definitionum, & rerum… Lvgdvni, 1549.
MATTIAE, Christian. Theatrvm Historicvm Theoretico-Practicvm… Amstelodami: Ludovicum Elzevirium, 1648.
MEINERS, Christoph. Grundriß der Geschichte der Weltweisheit. Zweyte verbesserte Auflage. Lemgo: Meyer, 1789.
MOXON, Joseph. Mechanick Exercises: Or, the Doctrine of handy-works. Applied to the Art of Printing. London: Printed for Joseph Moxon, 1683.
PIAMONTES, Alexo. Secretos del Reverendo Don Alexo Piamontes. Madrid: Jvan Garcia: 1691.
PISO, Willem. Historia Natvralis Brasiliae… Lvgdvn. Batavorvm; Amstelodami: Franciscum Hackium; Lud. Elzevirium, 1648.
PLAT, Hugh. The Jewell House of Art and Nature. London: Peter Short, 1594.
PLÍNIO CECÍLIO SEGUNDO, Caio. Epistolarvm Lib. X. Veneunt Iodoco Badio & Ioanni Roigny, 1533.
[PORTUGAL, D. Francisco de]. Divinos, e hvmanos versos… Lisboa: Officina Craesbeckiana, 1652.
REINESIUS, Thomas. Syntagma inscriptionum antiquarum… Lipsiae; Francofurti: Haered; Gleditisch; Hahnius, 1682.
UZ, J. P. Sämmtliche poetische Werke. Carlsruhe: Christian Gottblieb Schmieder, 1776.
Valentinvs cvrio lectori… Basileae: Valentino Curio, 1523.
ZIMMERMANN, Matthias. Analecta Miscella Menstrua Eruditionis Sacrae & Profanae Theologicae, Liturgicae, Historicae, Philologicae, Moralis, Symbolicae, Ritualis, Curiosae… Misenae: Güntherus, 1674.
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ALMADA, Márcia. A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 26, p. 1-30, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e02d1. Disponível em: <https://bit.ly/3lFSFoB>. Acesso em: 22 mar. 2021.
ALMADA, Márcia; MONTEIRO, Rodrigo Bentes. O Discurso e a Noticia: manuscritos sobre a revolta de 1720 atribuídos a Pedro Miguel de Almeida, 3º conde de Assumar. Tempo, Niterói, v. 25, n. 1, p. 1-25, 2019.48 ANAIS DO MUSEU PAULISTA – vol. 29, 2021.
ARAÚJO, André de Melo. Tradução Ilustrada: Imagens da História Universal inglesa e de suas edições europeias no século XVIII. História da Historiografia, Mariana, n. 26, p. 69-100, 2018.
ARAÚJO, André de Melo. O conhecimento impresso: práticas editoriais e estratégias comerciais nos manuais de impressão da Época Moderna. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 36, n. 70, p. 53-90, 2020a.
ARAÚJO, André de Melo. A primeira página da história: configuração material e funções da folha de rosto em livros de história alemães do século XVIII. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-37, 2020b. DOI: 10.1590/1982-02672020v28d3e34. Disponível em: <https://bit.ly/3scxQUf>. Acesso em: 22 mar. 2021.
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014.
AZEVEDO, Fabiano Cataldo de. A new project for provenance research in Brazil. The Library, Oxford, v. 21, n. 1, p. 112, 2020.
AZEVEDO, Pedro de. O primeiro livro impresso no Brasil: censo e validação dos exemplares conhecidos: a case study. In: ANDRADE, António Manuel Lopes; CARRINGTON, Maria Cristina (eds.). Do manuscrito ao livro impresso I. Coimbra: Universidade de Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 91-135.
BARROS, Jerônimo Duque Estrada de. Impressões de um tempo: a tipografia de Antônio Isidoro da Fonseca no Rio de Janeiro (1747-1750). 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
BENZING, Joseph. Die Buchdrucker des 16. und 17. Jahrhunderts im deutschen Sprachgebiet. Wiesbaden: Otto Harrassowitz, 1963.
BIDWELL, John. French paper in English books. In: BARNARD, John; MCKENZIE, D. F. (eds.). he Cambridge History of the Book in Britain, volume IV: 1557-1695. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 583-601.
BIDWELL, John. The industrialization of the paper trade. In: SUAREZ, Michael F.; TURNER. Michael L. (eds.). The Cambridge history of the book in Britain, volume V: 1695-1830. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 200-217.
BIETENHOLZ, Peter G. Andreas Cratander. In: BIETENHOLZ, Peter G.; DEUTSCHER, Thomas B. (eds.). Contemporaries of Erasmus: a biographical register of the Renaissance and Reformation. Toronto: University of Toronto Press, 1985. p. 357-358.
BOWES, Fredson. Principles of bibliographical description. New Castle: Oak Knoll Press, 2012.
CHAMBERLAIN, Daven Christopher. Paper. In: SUAREZ, Michael; WOUDHUYSEN, Henry R. (eds.). The book: a global history. Oxford: Oxford University Press, 2013. p. 116-129.
DAVIES, Martin. Humanist in script and print in the Fifteenth Century. In: KRAYE, Jill (ed.). The Cambridge Companion to Renaissance Humanism. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 47-62.
DODGSON, Campbell. The engravers on metal after Holbein. The Burlington Magazine for Connoisseurs, London, v. 83, n. 488, p. 282-285, 1943.
FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.
FARIAS, Priscila L. Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. 2016. Tese (Livre-docência em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Edusp, 2017.
FOOT, Mirjam M. Bookbinding. In: BARNARD, John; McKENZIE, D. F. (eds.). The Cambridge history of the book in Britain, volume IV: 1557-1695. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 620-631.
FUCHS, Barbara; PALMER, Philip S. A Lettered Utopia: Printed Alphabets and the Material Republic of Letters, Renaissance Quarterly, Cambridge, v. 73, n. 4, p. 1235-1276, 2020.
GARONE GRAVIER, Marina. A tipografia da oficina plantiniana: impacto e transcendência nas tipografias hispano-americanas. In: THOMAS, Werner; STOLS, Eddy; KANTOR, Íris; FURTADO, Júnia (orgs.). Um mundo sobre papel: livros, gravuras e impressos flamengos nos impérios português e espanhol (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 125-147.
GARONE GRAVIER, Marina. Cultura impresa colonial en lenguas indígenas: una visión histórica y regional. Ensayos, [s. l.], n. 18, p. 98-145, 2010.
GASKELL, Philip. A new introduction to bibliography. New Castle: Oak Knoll Press, 2012.
GREENHALGH, Raphael Diego. Segurança contra roubo e furto de livros raros: uma perspectiva sob a ótica da economia do crime e da teoria da dissuasão. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014.
HEDGES, S. Blair. A method for dating early books and prints using image analysis. Proceedings of the Royal Society A., Londres, v. 462, p. 3555-3573, 2006.
HENTSCHELL, Roze. The culture of cloth in Early Modern England: textual constructions of a national identity. Aldershot: Routledge, 2008.
JOUANNA, Jacques. Textual history. In: PORMANN, Peter E. (ed.). The Cambridge Companion to Hippocrates. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 38-62.
KUSUKAWA, Sachiko. Picturing the book of nature: image, text, and argument in sixteenthcentury human anatomy and medical botany. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.
LACERDA, Ana Regina Luz. A importância das bibliotecas particulares incorporadas aos acervos públicos: As coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD 2017, p. 2673-2689, 2017.
LOSE, Alícia Duhá; MAZZONI, Vanilda Salignac. O patrimônio documental baiano: descrição material de documentos do século 19. Herança, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 124-144, 2020.
LEU, Urs B. Die Bedeutung Basels als Druckort im 16. Jahrhundert. In: CHRIST-VON WEDEL, Christine; GROSSE, Sven; HAMM, Berndt (eds.). Basel als Zentrum des geistigen Austauschs in der frühen Reformationszeit. Tübingen: Mohr Siebeck, 2014. p. 53-78.
MEULEN, David L. Vander. The identification of paper without watermarks: the example of Pope’s ‘Dunciad’. Studies in Bibliography, Charlottesville, v. 37, p. 58-81, 1984.
NAVA, Pedro. Galo-das-trevas: (as doze velas imperfeitas). São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
NEEDHAM, Paul. Format and paper size in fifteenth-century printing. In: RESKE, Christoph; SCHMITZ, Wolfgang (eds.). Materielle Aspekte in der Inkunabelforschung. Wiesbaden: Harrassowitz, 2017. p. 59-107.
PEARSON, David. Provenance research in book history: a handbook. Oxford: Bodleian Library, 2019.
PEARSON, David. Bookbinding history and sacred cows. The Library, [s. l.], v. 21, n. 4, p. 498-517, 2020.
PETTEGREE, Andrew. The book in the Renaissance. New Haven: Yale University Press, 2011.
PICKWOAD, Nicholas. Bookbinding in the Eighteenth Century. In: SUAREZ, Michael F.; TURNER. Michael L. (eds.). The Cambridge history of the book in Britain, volume V: 1695-1830. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 268-290.
RAVEN, James (ed.). The Oxford illustrated history of the book. Oxford: Oxford University Press, 2020.
ROBINSON, Pamela. Materials: paper and type. In: GILLESPIE, Vincent; POWELL, Susan (eds.). A companion to the early printed book in Britain, 1476-1558. Cambridge: Brewer, 2014. p. 61-74.
SAWYER, Daniel. Page numbers, signatures, and catchwords. In: DUNCAN, Dennis; SMYTH, Adam (eds.). Book parts. Oxford: Oxford University Press, 2019.
SCHMID, Heinrich Alfred. Holbeins Thätigkeit für die Baseler Verleger. Jahrbuch der Königlich Preussischen Kunstsammlungen, [s. l.], v. 20, p. 233-262, 1899.
SEBASTIANI, Valentina. Johann Froben, printer of Basel: a biographical profile and catalogue of his editions. Leiden: Brill, 2018.
SIRAISI, Nancy G. History, medicine, and the traditions of Renaissance learning. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2007.
STEVENSON, Allan. Paper as bibliographical evidence. The Library, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 197-212, 1962.
VERVLIET, Hendrik D. L. The palaeotypography of the French Renaissance: selected papers on sixteenth-century typefaces, volume 1. Leiden: Brill, 2008.
WINGER, Howard W. The cover design. The Library Quarterly: Information, Community, Policy, Chicago, v. 53, n. 4, p. 456-457, 1983.
WITT, Mathias. Fabio Calvo: Übersetzer, Herausgeber und Fälscher hippokratischer Schriften. Sudhoffs Archiv, [s. l.], v. 102, n. 1, p. 33-88, 201.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright André de Melo Araújo 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
##plugins.generic.funding.funderGrants## Bolsa de Produtividade