O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p56-77Palabras clave:
Tecnologia, WebQuest, metodologia, espanhol.Resumen
Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.Descargas
Referencias
Buzato, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.
Castells, Manuel. Sociedade em rede – A era da informática: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
Dias, Reinildes. “Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line”. In: Paiva, Menezes, Vera Lucia (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 359-394.
Gomes, Luís Fernando. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2010.
Kenski, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas (SP): Papirus, 2014.
Lemos, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Lévy, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
Mercedes, Maria del Pilar Hernandez. Tareas Significativas y recursos en Internet: WebQuest. MarcoELE. Revista de didáctica ELE. num. 6, 2008.
Rudiger, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Soares, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 2002.
Xavier, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In: Ferraz, Carmi e Mendonça, Marcia (Orgs.) Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.133-148.
Vygotsky, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Raquel La Corte dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo una Licencia Creative Commons Attribution que permite a otros compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicarlo en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se anima a los autores a publicar y difundir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto, antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).