A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará

Autores/as

  • Lia Pinheiro Barbosa Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Universidade Estadual do Ceará
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/ Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003

Palabras clave:

Escolarização, Educação, Reforma agrária

Resumen

O presente estudo tem por objetivo apresentar o Projeto de Escolarização de Trabalhadores e Trabalhadoras em Áreas de Assentamentos Rurais no Ceará, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. O referido projeto objetiva a escolarização, até a quarta série, de 4.600 jovens e adultos nas áreas de Reforma Agrária. Tendo como referencial teórico a pedagogia freiriana, o projeto acontece de forma integrada e em parceria com o INCRA-Ce, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o MST. Pretende-se, ainda, analisar alguns aspectos pertinentes ao projeto, a saber: qual o papel atribuído pelos movimentos sociais à Educação na Reforma Agrária? A proposta educativa realmente consubstancia o efetivo direito à educação ou as intercorrências terminam por minar estas conquistas? As propostas realizadas pelos parceiros têm concretamente se realizado na sala de aula?

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lia Pinheiro Barbosa, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Universidade Estadual do Ceará
    Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Assistente da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, campi da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora Pedagógica do Projeto Escolarização I, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/ Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunta da Universidade
    Estadual do Ceará. Coordenadora Geral do Projeto Escolarização I e II do Programa Nacional de Educação na
    Reforma Agrária – PRONERA.

Publicado

2009-12-01

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Barbosa, L. P., & Carvalho, S. M. G. de. (2009). A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará. Cadernos CERU, 20(2), 33-49. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003