A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003Palabras clave:
Escolarização, Educação, Reforma agráriaResumen
O presente estudo tem por objetivo apresentar o Projeto de Escolarização de Trabalhadores e Trabalhadoras em Áreas de Assentamentos Rurais no Ceará, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. O referido projeto objetiva a escolarização, até a quarta série, de 4.600 jovens e adultos nas áreas de Reforma Agrária. Tendo como referencial teórico a pedagogia freiriana, o projeto acontece de forma integrada e em parceria com o INCRA-Ce, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o MST. Pretende-se, ainda, analisar alguns aspectos pertinentes ao projeto, a saber: qual o papel atribuído pelos movimentos sociais à Educação na Reforma Agrária? A proposta educativa realmente consubstancia o efetivo direito à educação ou as intercorrências terminam por minar estas conquistas? As propostas realizadas pelos parceiros têm concretamente se realizado na sala de aula?Descargas
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Publicado
2009-12-01
Número
Sección
Dossiê Amazônia
Cómo citar
Barbosa, L. P., & Carvalho, S. M. G. de. (2009). A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará. Cadernos CERU, 20(2), 33-49. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003