O Caipira, o boi e a viola: representação e superação simbólica do caipira diante do êxodo rural em São Paulo

Autores/as

  • Jean Carlo Faustino Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200008

Palabras clave:

Música, Caipira, Viola, Boi

Resumen

Este artigo apresenta uma análise das modas de viola de "Tião Carreiro e Pardinho" que têm como tema o boi, com o objetivo de reconstruir a narrativa geral formada por essas músicas e que correspondem aos dilemas e tensões vividos pelo caipira diante das transformações e do êxodo rural brasileiro. A hipótese desenvolvida é a de que o boi, nessas modas, pode ser interpretado como representação simbólica do destino do caipira no seu novo contexto social: a cidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jean Carlo Faustino, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre em Sociologia pela UNICAMP. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Publicado

2009-12-01

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Faustino, J. C. (2009). O Caipira, o boi e a viola: representação e superação simbólica do caipira diante do êxodo rural em São Paulo. Cadernos CERU, 20(2), 115-131. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200008