Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas

Authors

  • Maria Isabel Rodrigues Orofino Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120

Keywords:

Mídia, educação, crianças, webnovelas, mídia-educação

Abstract

Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-30

How to Cite

Orofino, M. I. R. (2013). Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas. Comunicação & Educação, 18(1), 111-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120