Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas

Autores/as

  • Maria Isabel Rodrigues Orofino Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120

Palabras clave:

Mídia, educação, crianças, webnovelas, mídia-educação

Resumen

Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Orofino, M. I. R. (2013). Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas. Comunicação & Educação, 18(1), 111-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p111-120