O jornalismo e os professores: os jogos de imagens

Autores/as

  • Katia Zanvettor Ferreira Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p49-57

Palabras clave:

professores, discurso jornalístico, ideologia

Resumen

Este trabalho pretende fazer uma reflexão acerca das intersecções entre o professor e o jornalismo, trazendo uma reconstrução das imagens do professor que predominam nas publicações dos jornais. A análise dos textos nos mostrou que um dos recursos utilizados pelo jornalismo para produzir uma imagem positiva de si é o apoio em um discurso de cientificidade, com base no uso de fontes de informação, que reforça a perspectiva de que seus discursos são representações objetivas da realidade. Outra conclusão a que chegamos foi que a imagem dos professores continua se constituindo sob uma perspectiva negativa, acrescida de um dado novo, que é a crescente proposição de exclusão dos professores e substituição desses profissionais por outros melhores, como saída para os problemas da educação. Neste artigo, pretendemos problematizar essas duas conclusões, apresentando em primeiro lugar os dados sobre as fontes de informação no jornalismo quando se trata de educação e, em segundo lugar, apresentar a análise dos textos jornalísticos e os sentidos construídos para o professor no jornal hoje.

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Biografía del autor/a

  • Katia Zanvettor Ferreira, Universidade do Vale do Paraíba

    Pesquisadora colaboradora junto ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri/Unicamp) e professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

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Publicado

2016-12-16

Cómo citar

Ferreira, K. Z. (2016). O jornalismo e os professores: os jogos de imagens. Comunicação & Educação, 21(2), 49-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p49-57