Clô: uma personagem da sociedade de consumo

Autores/as

  • Maria Aparecida Baccega
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p99-112

Palabras clave:

Comunicação e práticas de consumo, telenovela, recepção, mediação, educação.

Resumen

Neste trabalho procuramos mostrar, sem laço de subordinação, a comunicação e o consumo como aspectos constituídos e constituintes na/da cultura. Para isso, trazemos à reflexão alguns capítulos da telenovela Passione, focalizando nossa atenção na personagem Clotilde Iolanda Souza e Silva (Clô), para mostrar
o papel do consumo na atualidade como chave de leitura da sociedade contemporânea.

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Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Baccega
    Docente do Programa de Pós-graduação de Comunicação e Práticas de Consumo – stricto sensu – ESPM/SP.
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Práticas de Consumo – stricto sensu – ESPM/SP.

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Baccega, M. A., & Marcelino, R. M. A. (2012). Clô: uma personagem da sociedade de consumo. Comunicação & Educação, 16(2), 99-112. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p99-112