Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134Palavras-chave:
ommunication, education, educommunicative practices, cinema, teacher educationResumo
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas:
ALMEIDA, Maria do Carmo S. Prática educomunicativa como o cinema nas Licenciaturas. 189p. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.p.19.
BERGALA, Alain. A Hipótese –cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Trad. Mônica Costa Netto; Silvia Pimenta. Rio de janeiro: Booklink; CINEADLISE-FE/UERJ: 2008.
CITELLI, Adilson. Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes. In: Comunicação & Educação: Revista do curso Gestão da Comunicação. São Paulo: CCA/ECA/USP: Paulinas, ano XV, n.1, jan/abr. 2010. p.15-26.
______. Comunicação e Educação: implicações contemporâneas. In: CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina. C. (Orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011a.p.59-76.
______ Educomunicação: um registro de pesquisa. Revista Linhas. Florianópolis, v.12, n.02, p.08-17, jul/dez. 2011b.
CRUZ, Carlos Henrique. C. Competências e Habilidades: da proposta à Prática.São Paulo: Edições Loyola, 2001.
DUARTE, Rosalia et al. Produção de sentido e construção de valores na experiência com o cinema. In: Maria da Graça J, Setton (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004. p.37-52.
DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade. 33 (1): 59-80. Jan/jun, 2008.
DUSSEL, Inés. La imagen em laformación docente: ¿Por qué y para qué trabajar com imágenes? In: DUSSEL, Inés; ABRAMOWSKI, Ana; IGARZÁBAL, Belén.; LAGUZZI, Guillermina. Aportes de La Imagen em La Formación Docente: Abordajes conceptuales y pedagógicos. Argentina: Instituto Nacional de Formación Docente. Proyecto Red de Centros de Actualización e Innovación Educativa(C.A.I.E). 2010. p. 3-16.
Disponível em: de http://repositorio.educacion.gov.ar/dspace/handle/123456789/89762.
Acesso em: 15 de jan. de 2013.
FRANCO, Marília. Prazer Audiovisual. Comunicação e Educação, São Paulo, (2):4 9 a 52, .jan./abr. 1995.
FISCHER, Rosa Maria. Cinema e Pedagogia: uma experiência de formação ético-estética. Revista Percursos - Florianópolis, v. 12, n. 01, jan. / jun. 2011.p. 139 – 152.
GATTI, Bernadete A.(coord.); BARRETTO, Elba S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
KOCH. Ingedore. G. V.A inter-ação pela linguagem. 10.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8.ed.São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
______. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla. B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p. 235-289.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. “Professores e meios de comunicação: desafios e estereótipos”. In: Revista Comunicação &Educação. São Paulo, CCA/ECA/USP: Moderna, n.10, set/dez. 1997. p.57-68.
RORTY, R. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
SALIBA Elias. T. As imagens canônicas e a História. In: CAPELATO, Maria Helena et. Al. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007. p. 85-96.
TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline M. Construção identitária profissional no Ensino Superior: prática diarista e formação do professor. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2006.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Editora Senac, 2003. p. 61-89.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.