Estudo comparativo entre o grupo focal e o protocolo verbal em grupo no aprimoramento de vocabulário controlado em fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva

Autores/as

  • Vera Regina Casari Boccato Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.
  • Estela Maris Ferreira Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciência Humanas, Departamento de Ciências da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p47-68

Palabras clave:

Grupo Focal, Protocolo Verbal em Grupo, Vocabulário Controlado, Fisioterapia, Proposta metodológica qualitativa – cognitiva.

Resumen

Identificou-se, entre o Grupo Focal e Protocolo Verbal em Grupo, qual a técnica metodológica qualitativa de coleta de dados mais indicada na avaliação de vocabulário controlado na área de Ciências da Saúde, categoria de Fisioterapia, no contexto cognitivo dos usuários e pela perspectiva de sistema de recuperação da informação especializado. As coletas de dados com o  Grupo Focal e o Protocolo Verbal em Grupo ocorreram com docentes e discentes do Departamento de Fisioterapia da UFSCar na avaliação do DeCS em Fisioterapia, para a busca por assunto na base de dados LILACS, da BIREME. Os resultados demonstraram que tanto o Grupo Focal quanto o protocolo verbal em grupo obtiveram um desempenho satisfatório na avaliação do DeCS, categoria de Fisioterapia, porém com uma relevância maior apontada para o Grupo Focal. Em conclusão, realizou-se uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva de coleta de dados, nomeada de “Protocolo Focal”, indicada no uso de estudos de avaliação de vocabulários controlados em Ciências da Saúde.

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Biografía del autor/a

  • Vera Regina Casari Boccato, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.
    Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação do CNPq
  • Estela Maris Ferreira, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciência Humanas, Departamento de Ciências da Informação
    Discente do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação do CNPq

Publicado

2014-03-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BOCCATO, Vera Regina Casari; FERREIRA, Estela Maris. Estudo comparativo entre o grupo focal e o protocolo verbal em grupo no aprimoramento de vocabulário controlado em fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa-cognitiva. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 5, n. 1, p. 47–68, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i1p47-68. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/incid/article/view/63986.. Acesso em: 2 jun. 2024.