Lavoura Arcaica: vozes esfaceladas no diálogo entre romance e filme

Autores

  • Josmar Reyes Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, Artes do Espetáculo e Novas Tecnologias pela Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle) e professor e pesquisador dos cursos de Realização Audiovisual na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, Brasil) e Comunicação Social na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2823

Palavras-chave:

Adaptação literária, enunciação narrativa, literatura brasileira, cinema brasileiro.

Resumo

Numa perspectiva intersemiótica, pensar o processo de transformação narrativa do literário ao fílmico, tendo como base analítica o romance de Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, e o filme homônimo de Luiz Fernando Carvalho. O romance, narrado em primeira pessoa, encontra uma complexificação enunciativa fílmica. André narra os episódios de seu retorno à casa paterna, descrevendo a atmosfera e a reflexão da personagem num jogo espaço-temporal complexo. O filme resgata, através do recurso da voz off, o discurso literal da personagem do romance. No entanto, este discurso torna-se uma enunciação secundária no filme devido à heterogeneidade enunciativa fílmica, marcada pela presença da imagem e dos variados recursos narrativos (sons diversos, música intra e extradiegética, etc.).

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Lavoura Arcaica: vozes esfaceladas no diálogo entre romance e filme. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(7). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2823