Lavoura Arcaica: vozes esfaceladas no diálogo entre romance e filme
DOI:
https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2823Palavras-chave:
Adaptação literária, enunciação narrativa, literatura brasileira, cinema brasileiro.Resumo
Numa perspectiva intersemiótica, pensar o processo de transformação narrativa do literário ao fílmico, tendo como base analítica o romance de Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, e o filme homônimo de Luiz Fernando Carvalho. O romance, narrado em primeira pessoa, encontra uma complexificação enunciativa fílmica. André narra os episódios de seu retorno à casa paterna, descrevendo a atmosfera e a reflexão da personagem num jogo espaço-temporal complexo. O filme resgata, através do recurso da voz off, o discurso literal da personagem do romance. No entanto, este discurso torna-se uma enunciação secundária no filme devido à heterogeneidade enunciativa fílmica, marcada pela presença da imagem e dos variados recursos narrativos (sons diversos, música intra e extradiegética, etc.).Downloads
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Publicado
2017-06-30
Edição
Seção
Dossiê
Como Citar
Lavoura Arcaica: vozes esfaceladas no diálogo entre romance e filme. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(7). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2823