Perfil socioeconômico e grau de satisfação de pacientes que são atendidos em clínicas externas de gastrenterologia de uma instituição universitária
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018006303436%20Palavras-chave:
Satisfação do Paciente, Fatores Socioeconômicos, Serviços de Saúde, Sistema Único de Saúde, BrasilResumo
Objetivo: Avaliar o grau de satisfação e o perfil socioeconômico de pacientes que são atendidos em Clínicas Externas de Gastrenterologia de uma instituição universitária vinculada ao Sistema Único de Saúde brasileiro. Método: Um questionário administrado por pesquisador foi aplicado durante uma entrevista estruturada em clínicas externas. Resultados: Duzentos e quarenta (240) pacientes foram incluídos no estudo (idade média de 53 anos, 55% mulheres). Aproximadamente 30% dos pacientes tinham ensino fundamental incompleto, 25% tinham ensino médio incompleto e 53% eram trabalhadores na ativa. Cerca de 87% dos que eram atendidos nas clínicas externas se encontravam nas classes econômicas B2, C1 e C2 com renda familiar estimada entre 275,00 e 825,00 dólares americanos por mês. Noventa e dois por cento (92%) dos pacientes estavam satisfeitos com o atendimento recebido; os itens associados a baixo grau de satisfação foram as instalações/conforto, limpeza e tempo de espera para consulta. Nenhuma relação foi observada entre perfil socioeconômico e grau de satisfação. Conclusão: Pesquisas de satisfação são importantes para identificar oportunidades para melhorar os serviços de saúde e para que seus gerentes responsáveis, profissionais da saúde e até mesmo usuários possam promover o cumprimento às leis e decretos que visam melhorar o atendimento em saúde.
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