Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem

Autores

  • José Granero-Molina University of Almería; Department of Nursing, Physiotherapy and Medicine
  • Cayetano Fernández-Sola University of Almería; Department of Nursing, Physiotherapy and Medicine
  • Esperanza López-Domene University of Almería; Department of Nursing, Physiotherapy and Medicine
  • José Manuel Hernández-Padilla Middlesex University; School of Health and Education, Adult, Child; Midwifery Department
  • Leonel São Romão Preto Instituto Politécnico de Bragança; Escola Superior de Saúde
  • Adelaida María Castro-Sánchez University of Almería; Department of Nursing, Physiotherapy and Medicine

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400016

Resumo

OBJETIVOIdentificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.MÉTODODesenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.RESULTADOSNão foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p <0,040), pragmático (p <0,010) e das estratégias de aprendizagem.CONCLUSÃOO uso da simulação eletrocardiográfica em ambiente web está associado ao desenvolvimento de estilos de aprendizagem ativos e reflexivos, à melhoria da motivação e da abordagem profunda em estudantes de enfermagem.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Granero-Molina, J., Fernández-Sola, C., López-Domene, E., Hernández-Padilla, J. M., Preto, L. S. R., & Castro-Sánchez, A. M. (2015). Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(4), 650-656. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400016