Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000600017Palavras-chave:
Simulação, Ensino, Educação em Enfermagem, Retenção Urinária, Cateterismo UrinárioResumo
OBJETIVO Avaliar o nível de autoconfiança de enfermeiros na assistência de enfermagem na retenção urinária antes e após atividade simulada de baixa fidelidade. MÉTODO Estudo quase-experimental realizado junto aos enfermeiros lotados nas unidades de atendimento de município do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados durante a realização de uma oficina pedagógica que contou com atividade simulada de baixa fidelidade. RESULTADOS Participaram do estudo 42 enfermeiros, a maioria do sexo feminino e com mais de 15 anos de atuação. Após o treino simulado de baixa fidelidade os enfermeiros demonstraram aumento significativo (p < 0,05) na autoconfiança relacionada à assistência de enfermagem na retenção urinária. Os menores escores autoatribuídos durante a atividade foram relacionados à avaliação objetiva da retenção urinária. CONCLUSÃO A simulação de baixa fidelidade é um recurso efetivo no aprimoramento de enfermeiros no que diz respeito à assistência de enfermagem na retenção urinária.Downloads
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Publicado
2016-10-01
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Artigo Original
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Como Citar
Meska, M. H. G., Mazzo, A., Jorge, B. M., Souza-Junior, V. D. de, Negri, E. C., & Chayamiti, E. M. P. C. (2016). Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(5), 831-837. https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000600017