Prática simulada: análise de filmes sobre a biomecânica dos estudantes na realização do parto

Autores

  • Maria Helena Presado Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação em Enfermagem, Departamento de Saúde Materna e Obstétrica, Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0002-6852-7875
  • Mário Cardoso Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação em Enfermagem, Departamento de Saúde Materna e Obstétrica, Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0003-4961-9026
  • Maria de Fátima Mendes Marques Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem de Reabilitação, Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-6581-6711
  • Cristina Lavareda Baixinho Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação em Enfermagem, Departamento de Fundamentos de Enfermagem, Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-7417-1732

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018028203507%20

Palavras-chave:

Trabalho de Parto, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Doenças Musculoesqueléticas, Enfermagem Obstétrica, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as posturas dos estudantes do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia; compreender como a intervenção durante o trabalho de parto influencia as posturas; e identificar as estratégias de prevenção das lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho. Método: Estudo qualitativo e descritivo, que recorreu à gravação e análise fílmica em situação de aprendizagem em Prática Simulada de Alta-Fidelidade. Resultados: Participaram do estudo 13 estudantes. Os resultados evidenciam que o movimento corporal adotado não tem em conta a coordenação do sistema musculoesquelético para manter o equilíbrio, a postura e o alinhamento corporal nas alterações de posição na realização do parto. Conclusão: Os enfermeiros obstetras apresentam elevada prevalência de lesões musculoesqueléticas, e a especificidade da atividade profissional dificulta a avaliação do risco e a sua prevenção. A formação favorece a aquisição de conhecimentos e reflexão de comportamentos. É fundamental investir na formação dos estudantes e dos profissionais nos contextos de trabalho.

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Presado, M. H. ., Cardoso, M. ., Marques, M. de F. M. ., & Baixinho, C. L. . (2019). Prática simulada: análise de filmes sobre a biomecânica dos estudantes na realização do parto. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03507. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018028203507