Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com diabetes mellitus

Autores

  • Marilia Braga Marques Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7483-1435
  • Janaína Fonseca Victor Coutinho Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7451-0132
  • Mariana Cavalcante Martins Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8234-8980
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5867-8023
  • Juliana Cunha Maia Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1982-0186
  • Maria Josefina da Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4866-9224

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018026703517%20

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Pé Diabético, Autocuidado, Idoso, Diabetes Mellitus

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção educativa de enfermagem no autocuidado de idosos com Diabetes Mellitus. Método: Estudo quase-experimental com dois grupos, controle e intervenção, realizado com idosos que vivem com Diabetes Mellitus, atendidos em Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza/Ceará. A intervenção foi uma abordagem educativa grupal com orientações sobre o tratamento de diabetes e cuidado com os pés. Para a avaliação antes e depois do autocuidado utilizou-se do Questionário de Autocuidado em Diabetes. Foi considerado um nível de significância de 0,05. Resultados: Participaram 103 idosos. Depois da intervenção educativa houve aumento do autocuidado em diabetes relacionado aos aspectos: dieta saudável (p=0,027), orientação alimentar (p=0,013) e exame dos pés (p=0,012). Conclusão: A intervenção realizada promoveu de forma positiva mudanças comportamentais, favorecendo a adoção de hábitos saudáveis e a promoção do autocuidado em pacientes idosos com Diabetes Mellitus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Marques, M. B. ., Coutinho, J. F. V. ., Martins, M. C. ., Lopes, M. V. de O. ., Maia, J. C. ., & Silva, M. J. da . (2019). Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com diabetes mellitus. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03517. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018026703517