Jalecos de trabalhadores de saúde: um potencial reservatório de microrganismos

Autores

  • Adriana C. de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
  • Marlene das Dores M. Silva Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i5p440-448

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar. Vestuário. Trabalhadores de saúde.

Resumo

Objetivou-se determinar as características epidemiológicas de microrganismos presentes nos jalecos de trabalhadores de saúde em um hospital de grande porte. Tratou-se de um estudo transversal conduzido no período de janeiro a agosto de 2011. Realizou-se a rolagem de swabs no bolso e região do abdômen do jaleco. Foi realizada estatística descritiva e teste qui-quadrado de Pearson. Participaram do estudo 100 profissionais. Foram obtidas 200 amostras dos jalecos. Dessas 47% foram positivas com crescimento microbiano, 73,6% apresentaram resistência a um ou mais antimicrobiano sendo 55,7% nos bolsos e 44,3% na região abdominal. A recuperação do Staphylococcus ssp nas duas áreas analisadas com resistência a vários antimicrobianos, dentre eles a oxacilina mereceu destaque. A maior contaminação foi verificada entre jalecos dos profissionais de enfermagem (p <0.05). Os jalecos de trabalhadores de saú- de podem tornar-se contaminados por microrganismos de relevância epidemiológica, contribuindo, para a possível disseminação de patógenos entre diferentes pacientes e ambientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana C. de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
    Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq. Líder do grupo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq)
  • Marlene das Dores M. Silva, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
    Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Oliveira AC de, Silva M das DM. Jalecos de trabalhadores de saúde: um potencial reservatório de microrganismos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 21º de outubro de 2015 [citado 28º de abril de 2024];48(5):440-8. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/112590