Jalecos de trabalhadores de saúde: um potencial reservatório de microrganismos

Autores/as

  • Adriana C. de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
  • Marlene das Dores M. Silva Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i5p440-448

Palabras clave:

Infecção Hospitalar. Vestuário. Trabalhadores de saúde.

Resumen

Objetivou-se determinar as características epidemiológicas de microrganismos presentes nos jalecos de trabalhadores de saúde em um hospital de grande porte. Tratou-se de um estudo transversal conduzido no período de janeiro a agosto de 2011. Realizou-se a rolagem de swabs no bolso e região do abdômen do jaleco. Foi realizada estatística descritiva e teste qui-quadrado de Pearson. Participaram do estudo 100 profissionais. Foram obtidas 200 amostras dos jalecos. Dessas 47% foram positivas com crescimento microbiano, 73,6% apresentaram resistência a um ou mais antimicrobiano sendo 55,7% nos bolsos e 44,3% na região abdominal. A recuperação do Staphylococcus ssp nas duas áreas analisadas com resistência a vários antimicrobianos, dentre eles a oxacilina mereceu destaque. A maior contaminação foi verificada entre jalecos dos profissionais de enfermagem (p <0.05). Os jalecos de trabalhadores de saú- de podem tornar-se contaminados por microrganismos de relevância epidemiológica, contribuindo, para a possível disseminação de patógenos entre diferentes pacientes e ambientes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adriana C. de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
    Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq. Líder do grupo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq)
  • Marlene das Dores M. Silva, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem
    Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG

Publicado

2015-10-21

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

1.
Oliveira AC de, Silva M das DM. Jalecos de trabalhadores de saúde: um potencial reservatório de microrganismos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2015 Oct. 21 [cited 2024 May 13];48(5):440-8. Available from: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/112590