Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255Palabras clave:
Teorias de Aprendizagem, Modelos Pedagógicos, Tendências PedagógicasResumen
A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-11-03
Número
Sección
Capítulos
Licencia
Cómo citar
1.
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 Nov. 3 [cited 2024 May 19];47(3):249-55. Available from: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/86611