Relação entre destreza manual e legibilidade da escrita em crianças: estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p127-135Palabras clave:
Legibilidade, Escrita manual, Destreza motora, Avaliação, CriançaResumen
OBJETIVO: Examinar a relação entre legibilidade de escrita, destreza manual, coordenação visomotora e discriminação tátil na mão em crianças de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 crianças, divididas em quatro grupos, com os instrumentos: Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e o Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (VMI). A classificação da legibilidade como boa ou ruim foi realizada por duas pedagogas. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho dos grupos da 1ª série, o teste Mann-Whitney identificou diferenças significativas em 5 itens da ACOORDEM e no VMI. Entre os grupos da 2ª série, o teste estatístico apontou diferenças significativas em 7 itens da ACOORDEM. CONCLUSÃO: Resultados refirmam a idéia de que a coordenação visomotora é componente relevante para crianças que 1ª série, que estão na fase inicial de aquisição da escrita, entretanto os dados relativos à destreza manual e discriminação tátil na mão foram inconsistentes.Descargas
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Publicado
2011-09-03
Número
Sección
Artigo Original
Licencia
Derechos de autor 2011 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
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Cómo citar
Magalhães, L. de C., Rezende, M. B., Cardoso, A. A., Galvão, B. A. P., & Maor, F. M. O. de M. (2011). Relação entre destreza manual e legibilidade da escrita em crianças: estudo piloto . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(2), 127-135. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p127-135