La experiencia estética en el consumo de colecciones

un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acción

Autores/as

  • Helder Haddad Carneiro da Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Vivian Iara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111

Palabras clave:

Coleccionismo, Experiencia estética, Estetización, La memoria, Nostalgia

Resumen

El coleccionar es una forma especializada de comportamiento del consumidor. El presente artículo tiene por objetivo demostrar cómo el coleccionismo de estatuas y figuras de acción proporciona a sus coleccionistas una experiencia estética y contribuye a una vida estetizada. Por medio de un levantamiento bibliográfico y revisión de la literatura, se revela que ese tipo de colección corresponde a un proceso activo, selectivo y apasionado de adquirir y poseer cosas percibidas como parte de un conjunto de objetos de memoria, comprometido con el sentir. A partir de la interacción de componentes cognitivos y emocionales del coleccionista con los objetos de colección, se desencadenan sentimientos, impresiones e imágenes cargadas de sentido simbólico. Se concluye que el poder de evocación sentimental de los objetos de colección proporciona una inmersión estetizada del consumo, surgiendo como una forma de expresión y cultura hedónica individualista.

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Biografía del autor/a

  • Helder Haddad Carneiro da Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Pesquisador e professor em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Marketing e Publicidade e Propaganda da ESPM/SP. Suas linhas de pesquisa e interesse envolvem Nostalgia, Self, Arquétipos e Cultura de Consumo. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Internacional pela ESPM/SP. Coautor dos livros Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado, da FGV Editora, e Gestão de Marketing 4.0, da Editora GEN/Atlas.

  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Docente e Pesquisadora do PPGCOM- ESPM, SP. Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON,  Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM).  Editora da revista CMC, Comunicação, Mídia e Consumo, da ESPM. Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação - REMEMORA. Vice-coordenadora do GT Memória nas Mídias(Compós). Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) com formação complementar na EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França.  Autora de livros, capítulos e artigos científicos na área de Comunicação.

  • Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, ambos da ESPM. Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e marketing internacional em temas como marca país e marcas globais Doutora em Administração de pela FGV e Pós-Doutorado pela Wirtschaftsuniversität Wien e formação complementar na London Business School.

Publicado

2020-03-02

Cómo citar

La experiencia estética en el consumo de colecciones: un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acción. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 94–111, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992.. Acesso em: 18 may. 2024.