“Nosedive”

the consumption as a fundamental instrument on the construction of happiness

Authors

  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p42-56

Keywords:

Consumption, Happiness, Digital Social Medias, Black Mirror, Algorithms

Abstract

The present study proposes to extend attention to the social role of consumption with regard to the pursuit of happiness in contemporary society. To this end, we will be using the episode Nosedive (2016) that belongs to the British Black Mirror series as a source of inspiration, where we will observe the practices that emulate the social mechanisms we seek to consider. We will see that the plot has narratives presented on a mythological surface, but as shown throughout the analysis, denote factual character.

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Author Biographies

  • Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

    Realizou estágio pós-doutoral sobre Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha (com bolsa Capes: processo BEX 2047/14-4), é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Foi Diretor-assistente de IES; coordenou cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; foi Diretor de agências de publicidade e atuou em veículos de comunicação; em empresas de TI, exerceu o cargo de Diretor de Marketing e Exportações. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de consumo, interfaces comunicacionais, hibridização publicitária. Autor dos livros Cinema, Publicidade, Interfaces (Maxi Editora, 2009), Publicidade Híbrida (Maxi Editora, 2010), Idiossincrasias Publicitárias (Maxi Editora, 2013), Cinema e Publicidade: Intertextos e Hibridismos (Confraria do Vento, 2015). Atualmente, é Professor Adjunto na graduação em Publicidade e Propaganda (DCOM/UFPE) e Coordenador e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco). Colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo (PPGCOM/ESPM). É pesquisador com bolsa produtividade PQ2/CNPq. Coordenador da Coleção Publicidade e Consumo (Editora UFPE).

     
  • Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco; Bolsista da Capes.

Published

2020-03-02

How to Cite

“Nosedive”: the consumption as a fundamental instrument on the construction of happiness. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 42–56, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p42-56. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/164399.. Acesso em: 18 may. 2024.