“Caída en picado”

el consumo como instrumento fundamental en la construcción de la felicidad

Autores/as

  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p42-56

Palabras clave:

Consumo, Felicidad, Redes Sociales Digitales, Black Mirror, Algoritmos

Resumen

El presente estudio propone extender la atención al papel social del consumo con respecto a la búsqueda de la felicidad en la sociedad contemporánea. Con este fin, el episodio Caída en picado (2016) de la serie británica Black Mirror está aquí como fuente de inspiración, donde observaremos las prácticas que emulan los mecanismos sociales que buscamos considerar. Veremos que la trama tiene narraciones presentadas en una superficie mitológica, pero como se muestra a lo largo del análisis, denota un carácter fáctico.

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Biografía del autor/a

  • Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

    Realizou estágio pós-doutoral sobre Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha (com bolsa Capes: processo BEX 2047/14-4), é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Foi Diretor-assistente de IES; coordenou cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; foi Diretor de agências de publicidade e atuou em veículos de comunicação; em empresas de TI, exerceu o cargo de Diretor de Marketing e Exportações. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de consumo, interfaces comunicacionais, hibridização publicitária. Autor dos livros Cinema, Publicidade, Interfaces (Maxi Editora, 2009), Publicidade Híbrida (Maxi Editora, 2010), Idiossincrasias Publicitárias (Maxi Editora, 2013), Cinema e Publicidade: Intertextos e Hibridismos (Confraria do Vento, 2015). Atualmente, é Professor Adjunto na graduação em Publicidade e Propaganda (DCOM/UFPE) e Coordenador e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco). Colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo (PPGCOM/ESPM). É pesquisador com bolsa produtividade PQ2/CNPq. Coordenador da Coleção Publicidade e Consumo (Editora UFPE).

     
  • Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco; Bolsista da Capes.

Publicado

2020-03-02

Cómo citar

“Caída en picado”: el consumo como instrumento fundamental en la construcción de la felicidad. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 42–56, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p42-56. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/164399.. Acesso em: 2 jun. 2024.