As representações da marca Amazônia utilizadas na comunicação do governador do estado do Pará, Helder Barbalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e216031

Palavras-chave:

Marca, Amazônia, Representações, Helder Barbalho

Resumo

A marca Amazônia gera várias discussões sobre consumo, representações, repercussão e significância. Neste artigo, procura-se discutir a Amazônia enquanto marca, em primeiro lugar, além de apontar as relações de poder, a partir das ações do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Em 2023, ele iniciou seu segundo mandato como chefe do poder executivo estadual. A ideia, no presente debate, é promover uma revisão de literatura com reflexões conceituais. Ao mesmo também, usa-se o estudo de caso, colocando-se em tela a análise da marca Amazônia nas ações do governador paraense. Para reforçar o argumento, apresentam-se questões importantes, como o protagonismo de Helder Barbalho ocupa na região, o uso do Instagram e do Twitter em sua comunicação institucional, as ferramentas de propaganda e a atuação do político em eventos globais. Como conclusões, é possível verificar que o governador do Pará expandiu a visibilidade da marca Amazônia como meio de fortalecer suas relações de poder junto ao governo federal e aos organismos internacionais.

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Biografia do Autor

  • Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia

    Professor-Adjunto da Universidade da Amazônia (Unama), desde 2007, e da Feapa, desde 2002. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor-doutor da Unama. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela Unama. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Jornalismo Digital pela Unyleya.

  • Luiz Cezar Santos (LZ), Universidade Federal do Pará

    Consultor de ideias, Publicitário e Professor Universitário. Pós-Doutor em Comunicação e Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA/USP). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Associado I da UFPA. Docente do curso de Publicidade e Propaganda da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

As representações da marca Amazônia utilizadas na comunicação do governador do estado do Pará, Helder Barbalho. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e216031, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e216031. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/216031.. Acesso em: 28 abr. 2024.