The performance of the comedian Whindersson Nunes

the youtuber seen as an ordinary celebrity

Authors

  • Fabíola Carolina de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Fernanda Faria Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Paulo Henrique Basílio Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59

Keywords:

Celebrity, Digital influencer, Performance, Whindersson Nunes

Abstract

This article aims to analyze the image of Whindersson Nunes as a new and specific type of celebrity, from the concepts of performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2011) and ordinary celebrities (SERELLE, 2015). Through the operationalization of the concepts, the study intends to underline the ways in which the youtuber performs his own image in the media in order to achieve strategies and values that move social dynamics. Finally, the results indicate that there is a conscious and articulated representation of social roles.

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Author Biographies

  • Fabíola Carolina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Possui graduação em Comunicação Social (bacharelado em jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris/UFMG) desde 2011.

  • Fernanda Faria Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduada em jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec. Integra o Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG (GRIS), e atua na área da comunicação, com ênfase em cultura das mídias e universo das celebridades.

  • Paulo Henrique Basílio Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Mestrando em Comunicação Social, na área de Concentração em Interações Midiatizadas pela PUCMinas. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Publicidade e Propaganda da mesma instituição. Integrante do GRIS e participante do Laboratório de Acontecimento Midiático (GrisLab), contribuindo com análises mensais de acontecimentos nacionais e internacionais. Membro do Grupo de Estudo Mídia e Narrativa na PUC-Minas.

Published

2018-12-20

How to Cite

The performance of the comedian Whindersson Nunes: the youtuber seen as an ordinary celebrity. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 47–59, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744.. Acesso em: 18 may. 2024.