La actuación del comediante Whindersson Nunes

o youtuber visto como celebridad ordinária

Autores/as

  • Fabíola Carolina de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Fernanda Faria Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Paulo Henrique Basílio Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59

Palabras clave:

Celebridad, Digital influencer, Actuación, Whindersson Nunes

Resumen

El artículo busca analizar la imagen de Whindersson Nunes como un tipo específico de celebridad, a partir de los conceptos de la actuación (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2011) y de celebridades ordinarias (SERELLE, 2015). A través de la operacionalización de los conceptos, el trabajo pretende subrayar las formas como el youtuber muestra la propia imagen en los medios, a fin de alcanzar estrategias y valores que mueven la dinámica social. Por último, los resultados indican que hay representación de roles sociales de forma consciente y articulada.

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Biografía del autor/a

  • Fabíola Carolina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Possui graduação em Comunicação Social (bacharelado em jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris/UFMG) desde 2011.

  • Fernanda Faria Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduada em jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec. Integra o Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG (GRIS), e atua na área da comunicação, com ênfase em cultura das mídias e universo das celebridades.

  • Paulo Henrique Basílio Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

    Mestrando em Comunicação Social, na área de Concentração em Interações Midiatizadas pela PUCMinas. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Publicidade e Propaganda da mesma instituição. Integrante do GRIS e participante do Laboratório de Acontecimento Midiático (GrisLab), contribuindo com análises mensais de acontecimentos nacionais e internacionais. Membro do Grupo de Estudo Mídia e Narrativa na PUC-Minas.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 47–59, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744.. Acesso em: 18 may. 2024.