Corpo mal-dito: considerações à margem da obra de Qorpo-Santo

Autores/as

  • Ettore Finazzi-Agrò Universidade de Roma “La Sapienza”

Palabras clave:

Século XIX, Qorpo-Santo, Literatura e marginalidade

Resumen

Lendo os textos de José Joaquim de Campos Leão, duas instâncias se apresentam como predominantes na sua escrita: por um lado, a urgência do testemunho e, pelo outro, a vontade de transgressão de qualquer gramática da representação. Balançando entre esses dois polos, Qorpo-Santo chega a nos dizer muito mais de que qualquer tratado histórico ou estudo sociológico sobre a sua condição de intelectual marginal e marginalizado e, mais em geral, sobre a situação cultural e humana vigente num Brasil periférico na segunda metade do século XIX.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ettore Finazzi-Agrò, Universidade de Roma “La Sapienza”
    é professor titular de Literatura Portuguesa e Brasileira no Departamento de Estudos Europeus, americanos e interculturais da Universidade de Roma “La Sapienza”. Foi professor visitante em várias universidades portuguesas e brasileiras e publicou livros sobre Fernando pessoa, Clarice Lispector e Guimarães Rosa, além de ensaios sobre Manuel Bandeira e Mário de Andrade, entre outros autores. Dirige as revistas Letterature d’America (Roma) e Rivista di Studi Portoghesi e Brasiliani (Pisa) e é membro de vários conselhos científicos.

Publicado

2014-12-29

Cómo citar

Finazzi-Agrò, E. (2014). Corpo mal-dito: considerações à margem da obra de Qorpo-Santo. Teresa, 15, 76-87. https://www.periodicos.usp.br/teresa/article/view/98594