Chopin e os domínios do piano

Auteurs

  • José Miguel Wisnik Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Chopin, imaginação melódica, popularidade, esoterismo

Résumé

O esoterismo de Frédéric Chopin refere-se à complexa trama de acontecimentos simultâneos que subjaz a evidência sedutora e contábile de suas melodias. Suas peças podem ser seguidas, em geral, por uma escuta linear de superfície, acompanhando o caminho de seu fraseado melódico. Ao mesmo tempo, as linhas cruzadas, vozes intervenientes e eventos transversais, incidindo sobre todos os parâmetros sonoros, sem deixar de estar organicamente ligados ao que se escuta na superfície, incitam a uma escuta total,superficial e profunda.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • José Miguel Wisnik, Universidade de São Paulo
    José Miguel Wisnik é músico, compositor e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. É autor de Veneno remédio: o futebol e o Brasil (Companhia das Letras, 2008); Machado maxixe: o caso Pestana (PubliFolha, 2008); Sem receita – ensaios e canções (PubliFolha, 2004); O som e o sentido (Companhia das Letras, 1989); O coro dos contrários – a música em torno da Semana de 22 (Duas Cidades, 1977); entre outros. Publicou artigos nos livros coletivos Os sentidos da paixão,O olhar e Ética (Companhia das Letras, 1987, 1988 e 1992) e em Livro de partituras (Gryphus, 2004).

Téléchargements

Publiée

2013-12-23

Comment citer

Wisnik, J. M. (2013). Chopin e os domínios do piano. Teresa, 12-13, 14-46. https://www.periodicos.usp.br/teresa/article/view/98896