Acorde estrangeiro: representação e confrontos linguísticos na música brasileira

Autores/as

  • Marly D'Amaro Blasques Tooge Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47439

Palabras clave:

Tradução, representação, transculturação, música brasileira, identidade.

Resumen

Neste trabalho, buscou-se estudar a “representação cultural brasileira” na contemporaneidade, através dos textos produzidos dentro do contexto da música brasileira. Acreditamos que tais textos, no formato de canções, montam um corpus de estudo que pode revelar diferentes usos das línguas para articular a relação com o “outro estrangeiro”. Tal atividade artística tem sido, há tempos, palco de discussões e negociações sobre a identidade nacional. Tensões ideológicas e projetos identitários produziram usos variados dos idiomas, refletindo tanto correntes de nacionalismo acirrado, quanto de abertura à influência estrangeira, movimentos que podem ser claramente verificados nesse corpus. Como instrumento de difusão de língua e cultura, a música revela usos de idiomas e “estratégias de confronto linguístico”, na busca da sobrevivência de elementos da “cultura brasileira”.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marly D'Amaro Blasques Tooge, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

    Doutoranda da área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.

    Tradutora pública e Intérprete Comercial do Estado de São Paulo, mestre e doutoranda na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH da USP. Autora de vários artigos sobre língua, tradução e identidade e bolsista do CNPQ, também publicou a obra Traduzindo o “Brazil”: o país mestiço de Jorge Amado (2009), lançado pela editora Humanitas com o auxílio da FAPESP, livro que resultou de sua dissertação de mestrado.  Atualmente se dedica ao estudo da representação do Brasil, vinculada ao uso de idiomas no âmbito da música brasileira.

     

Publicado

2012-06-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Tooge, M. D. B. (2012). Acorde estrangeiro: representação e confrontos linguísticos na música brasileira. Tradterm, 19, 327-345. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47439