PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos en línea
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 41 (2015): Numero Especial
Vol. 41 (2015): Numero Especial
Publicado:
2015-12-01
Editorial
Quarenta anos de um periódico em educação: celebração de uma longa trajetória (1975-2015)
Teresa Cristina Rego, Denise Trento Rebello de Souza
1119-1125
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100001
Importantes correntes de pesquisa etnográfica sobre educação: maiorias, minorias e migrações através das Américas
Apresentação
Elsie Rockwell, Kathryn Anderson-Levitt
1129-1135
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880
Escuelas, familias y tramas sociourbanas: entrecruzamientos en contextos de diversidad y desigualdad social
María Rosa Neufeld, Laura Santillán, Laura Cerletti
1137-1151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144876
Migração e educação: perspectivas socioculturais
Lesley Bartlett, Diana Rodríguez, Gabrielle Oliveira
1153-1171
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144891
Descobrindo o contemporâneo no tradicional: reavaliação do impacto das pedagogias indígena maia e ocidental moderna sobre a identidade e oSelf
Sheryl Ann Ludwig, Margaret Diane LeCompte
1173-1190
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144903
Práticas de letramento, antropologia linguística e desigualdade social: casos etnográficos e compromissos teóricos
James Collins
1191-1211
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144842
Etnografia e aprendizagem na prática: explorando caminhos a partir do futebol no Brasil
Ana Maria R. Gomes, Eliene Lopes Faria
1213-1228
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144867
Os jovens desafiam a comunidade: entre a esperança e a estigmatizaçãoI
S. Nombuso Dlamini
1229-1255
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144902
Más allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en México
Eduardo Weiss
1257-1272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144889
Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?
Apresentação
José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia, Lisete Regina Gomes Arelaro, Luiz Carlos de Freitas
1275-1281
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846
Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora
Geisa do S. C. V. Mendes, João Caramelo, Lisete R. G. Arelaro, Manuela Terrasêca, Mara R. L. De Sordi, Sonia M. P. Kruppa
1283-1298
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144828
Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória
Ana Maria Saul
1299-1311
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035
Recuo ao cientificismo, paradoxos da transparência e corrupção em educação
Almerindo Janela Afonso
1313-1326
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508145423
Promover a partir do interior: o papel do facilitador no apoio a formas dialógicas e reflexivas de auto-avaliação
Anna Bondioli
1327-1338
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142307
A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal
Licínio C. Lima
1339-1352
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142521
Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo
Maija Salokangas, Jaakko Kauko
1353-1366
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144214
Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate
Adriana Bauer, Ocimar Munhoz Alavarse, Romualdo Portela de Oliveira
1367-1384
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607
Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência
Apresentação
Maria da Graça Jacintho Setton, Danilo Martuccelli
1385-1391
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508
A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização
Bernard Lahire
1393-1404
PDF (Portugués)
PDF (Francés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio
Maria da Graça Jacintho Setton
1405-1418
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720
Culturas de escola e celebração da excelência: cartografia das distinções em Portugal
Leonor Lima Torres
1419-1438
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142954
Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio
Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Andreia Cidade Marinho, Viviane Netto Medeiros de Oliveira
1439-1454
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413
Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento
Maria Zenaide Alves, Juarez Tarcísio Dayrell
1455-1471
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143396
Una revolución neoliberal: la política educacional en Chile desde la dictadura militar
Natalia Slachevsky Aguilera
1473-1486
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141660
Entre a entrega e a renúncia: excelência acadêmica em escolas públicas chilenas de alta performance
Maria Luísa Quaresma
1487-1502
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141701
La escuela y la cuestión del mérito: reflexiones desde la experiencia chilena
Kathya Araujo, Danilo Martuccelli
1503-1520
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141653
Dossiê - Estranhos... Abjetos... Cobiçados... Construídos: corpos, desejos e educação
Apresentação
Anderson Ferrari
1521-1526
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143139
Pensar desde otro lugar, pensar lo impensable: hacia una pedagogía queer
Gracia Trujillo
1527-1540
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142550
Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?
Cristian Poletti Mossi
1541-1552
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142951
Esquadrinhando corpos abjetos: as homossexualidades nas redes de enunciações científicas
Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
1553-1568
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142513
Violências e direitos humanos em pesquisa com crianças
Constantina Xavier Filha
1569-1584
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022015082229
Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar
Priscila Gomes Dornelles, Maria Cláudia Dal’Igna
1585-1599
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142508
Entrevista
A autoavaliação pode fazer diferença na qualidade da educação: conversando com John MacBeath
João Caramelo, Manuela Terrasêca, Sonia Maria Portella Kruppa
1601-1615
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100002
Idioma
English
Español
Português