Notícias

Edição Atual

v. 9 n. 20 (2022): Segundo Semestre 2022
					Visualizar v. 9 n. 20 (2022): Segundo Semestre 2022

O número 20 da Revista de Estudios Brasileños chega num ano particularmente significativo, quando se comemora o segundo centenário da Independência brasileira. Este aniversario especial não podia ser ignorado por nossa Revista e a esse tema está dedicado o Dossiê. A seção foi coordenada pelo atual diretor do Centro de Estudos Brasileiros, professor da USAL e especialista em História do Brasil, José Manuel Santos Pérez, e conta com contribuições de autores de deferentes universidades e países, que analisam alguns aspectos das raízes do atual Brasil, a Independência como fato histórico e os primeiros problemas enfrentados pelo novo Estado.

Este número se completa com três entrevistas particularmente interessantes. A primeira com Stuart B. Schwartz. Provavelmente, este professor de Yale seja um dos mais reconhecidos especialistas em história do Brasil colonial. A segunda entrevista é com o professor e pesquisador da USP, Prof. Amancio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu do Ipiranga, que com motivo da reinauguração da instituição - um dos mais emblemáticos atos em comemoração do Bicentenário, fala sobre os desafios enfrentados pelo museu durante os anos de reforma e os planos de futuro. A reabertura da instituição pode ser considerada um grande sucesso, porque, ademais, permite reavaliar neste momento os significados da Independência do Brasil. Na última entrevista, o Prof. Pedro Dallari (USP) entrevista Rubens Ricupero, responsável, em 2022, pela Cátedra José Bonifácio, do Instituto de Relações Internacionais (IRI, USP), cujo tema de pesquisa era o Bicentenário da Independência d Brasil.

Por isso, este número 20 da Revista de Estudios Brasileños cumpre com um de seus objetivos fundamentais, a partir de uma análise científica e crítica, dar lugar ao debate sobre temas da contemporaneidade brasileira.

Publicado: 2023-09-18

Edição completa

Apresentação

Ver Todas as Edições